Exposição “O Vestido da minha vida” reúne vestidos de casamentos recolhidos em todas as freguesias de Oleiros

A Galeria Municipal de Oleiros tem patente ao público a exposição “O Vestido da minha vida”, que a Câmara Municipal de Oleiros destaca como uma das exposições mais impactantes patentes neste espaço cultural.

A mostra reúne um total de 18 vestidos de noiva, entre os quais se inclui um exemplar de 1969, e excertos de notícias da celebração de casamentos publicadas no jornal já extinto “Heraldo de Oleiros”. 

Os vestidos, bem como outros elementos associados à celebração do casamento, ramos de flores, gravatas de noivo, convites, lembranças, entre outros que estão na exposição, foram gentilmente cedidos por mulheres de todas as freguesias do concelho.

Esta exposição só foi possível graças à generosidade e boa vontade das participantes, que aceitaram partilhar não apenas os seus vestidos, mas também as memórias e emoções que eles transportam. Trata-se, assim, de um valioso testemunho coletivo, que celebra a história, a identidade e o património afetivo da comunidade.

A abertura da exposição ao público contou com a presença das proprietárias dos vestidos, bem como seus familiares e amigos.

Também o Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques, bem como o Vice-Presidente, Paulo Urbano, se associaram ao momento para destacar a qualidade bem como a importância desta exposição que representa não apenas a beleza dos vestidos, mas sobretudo as histórias de vida que cada um carrega.

Miguel Marques e Paulo Urbano ofereceram um ramo de noiva em forma de agradecimento pelo contributo que cada uma deu a esta exposição. 

É uma homenagem sentida à memória das mulheres do nosso concelho, e um exemplo de como a cultura pode unir gerações e emocionar a comunidade. 

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: