António Costa disse esta semana que todos os incêndios têm origem humana, “voluntariamente ou por distração”. É verdade? E qual a causa principal: acidente ou incendiarismo?
“Os incêndios só ocorrem se uma mão humana, voluntariamente ou por distração, os tiverem provocado. São as nossas mãos.” António Costa fez esta declaração aos jornalistas, durante uma visita à sala de operações da Unidade de Emergência da Proteção e Socorro da GNR, em Coimbra, para acompanhar o combate aos fogos.
[…]
CONCLUSÃO:
ENGANADOR
Embora tecnicamente não se possa dizer que “os incêndios só ocorrem se uma mão humana, voluntariamente ou por distração, os tiverem provocado”, uma vez que 1% dos incêndios têm causas naturais, a verdade é que 99% têm origem na atividade humana, pelo que o espírito da afirmação de António Costa está certo.
Por outro lado, o primeiro-ministro parece dar a entender que os incêndios começam todos “voluntariamente ou por distração”, o que não é rigorosamente verdade, mesmo quando falamos de atividade humana. Por exemplo, uma faísca de comboio a travar na linha não cabe em nenhuma das categorias, ainda que seja “mão humana”. E […]