FairFood Talks reúne especialistas, influenciadores e chefs sobre mesa mediterrânica
As FairFood Talks reunem, a 9 de junho, no edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro (UA), especialistas e influenciadores da área da alimentação e nutrição, bem como reconhecidos chefs, para debater a importância da Dieta Mediterrânica, a sua preservação e divulgação. No âmbito deste evento, de entrada gratuita, decorrerá ainda a Feira Saberes e Sabores, dedicada à apresentação e degustação de produtos representativos deste padrão alimentar, património imaterial da humanidade.
“A desnutrição em todas as suas formas é um dos maiores desafios do século XXI”, admite a FAO, recordando que uma dieta equilibrada é essencial para a saúde e bem-estar. Um exemplo disso são as práticas e hábitos alimentares associados à Dieta Mediterrânica, muitos dos quais têm caído no esquecimento, e que se pretendem recuperar e preservar.
A alimentação será o grande tema de discussão entre os oradores que se juntarão ao evento do Fair Food for a Smart Life, um projeto internacional Erasmus+ que pretende contribuir para a educação nutricional das camadas mais jovens.
Num único dia, irão ser partilhados conceitos e diferentes perspetivas sobre a Dieta Mediterrânica, e como a incorporação dos seus princípios na alimentação diária e no nosso estilo de vida pode ser fonte de saúde, equilíbrio e sustentabilidade.
Projeto FairFood for a Smart Life: o que é?
O projeto Erasmus+ Fair Food for a Smart Life visa promover uma alimentação saudável baseada na cozinha tradicional e produtos locais e sazonais, fornecendo ferramentas que contribuam para uma forma de alimentação mais simples, saudável, natural e sustentável.
O consórcio que desenvolve o projeto é formado por seis parceiros de alguns dos países mais representativos da Dieta Mediterrânica (Espanha, Portugal, Itália e Bélgica) e é constituído por universidades, especialistas agroalimentares, consultores e educadores, sendo coordenado por Ana María Castillo-Clavero, professora da Universidade de Málaga, e cofinanciado pela Comissão Europeia, para promover a educação nutricional inspirada na forma como os nossos antepassados se alimentavam. Em Portugal, o FairFood é coordenado por Claudia Amaral Santos, docente e investigadora na Universidade de Aveiro, instituição membro do projeto.
Um dos resultados mais expressivos do projeto Fairfood disponibilizados ao público é um conjunto de dez cursos de capacitação para alimentação saudável, divididos em dois níveis (básico e avançado); estes cursos abordam diversos temas base da Dieta Mediterrânica em um conjunto de 50 materiais de utilização simples, direcionada e de fácil acesso, disponíveis gratuitamente na plataforma do projeto www.fairfoodproject.eu .
Data: Quinta – feira, dia 9 de junho de 2022
Local: Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro, Aveiro
Programa
Conferência sobre Dieta Mediterrânica: 09h30 – 18h30
Sala de Atos da Reitoria da Universidade de Aveiro
O estilo de vida que constitui a Dieta Mediterrânica será o tópico de discussão em torno do qual se reunirão nutricionistas, associações, entidades educativas, influenciadores e chefs, como Helena Real, da Associação Portuguesa de Nutrição, Rui Marques, da página “A Pitada do Pai”, Marta Brazão, da Circular Economy Portugal, e chefs, como Ricardo Costa. Integrados em painéis, os palestrantes discutirão o estado da arte da Dieta Mediterrânica, em torno das áreas temáticas Educação e Nutrição, Proximidade, Circularidade e Sustentabilidade, Comunicar a Alimentação na Era Digital, e Tradição e Modernidade na Gastronomia.
Feira Saberes e Sabores: 15h30 – 17h30
Hall da Reitoria da Universidade de Aveiro
Além das intervenções nos painéis, o evento pretende dar e ser espaço para a exposição de áreas diversas ligadas à educação nutricional, incluindo a degustação de alimentos representativos da Dieta Mediterrânica, através da Feira Saberes e Sabores. Nesta feira, de acesso livre e gratuito, qualquer participante ou curioso poderá contactar com um conjunto de expositores que partilham o objetivo comum da preservação de hábitos e produtos alimentares mediterrânicos, como confrarias, projetos ligados à agricultura, associações de produtos regionais e escolas profissionais ligadas à cozinha e restauração, bem como editoras e empresas do ramo alimentar.
Momento musical: 18h30
Grupo de canto polifónico feminino, Canto a Vozes