Famílias convidadas a viajar 5.000 anos no tempo em Portimão

O início de maio traz um dos momentos altos da programação cultural de Portimão com a popular recriação histórica “Um Dia na Pré-História”, que, no próximo sábado, 3 de maio, entre as 10:00 e as 18:00, fará os Monumentos Megalíticos de Alcalar recuar 5.000 anos no tempo.

Dirigido especialmente às famílias, o evento integra as comemorações do 17.º aniversário do Museu de Portimão, convidando a população a descobrir o quotidiano das comunidades pré-históricas que habitaram o local. Como é tradição, todo o espaço dos Monumentos será transformado num cenário vivo, dando a conhecer as diversas vivências da época.

Nesta edição, além dos habituais ateliers de olaria, caça, construção de flechas, gravura e tecelagem, os visitantes poderão experimentar novas atividades, como pinturas corporais e parietais, criação de adornos pessoais, e demonstrações de talhe de pontas de seta em sílex e cristal de quartzo.

As oficinas de fabrico de ferramentas, instrumentos agrícolas, moagem e transporte de monólitos regressam, bem como a produção artesanal de cerveja pré-histórica, recriando técnicas ancestrais. Este ano, destaca-se também o atelier de tratamento de peles para produção de peças em couro.

No âmbito da arqueologia experimental, os visitantes serão convidados a participar no processo de preparação de alimentos típicos da época, como mariscos e peixe, que serão posteriormente confecionados sem fósforos nem facas, utilizando apenas técnicas de fogo ancestral.

O evento contará ainda com a participação do grupo de Teatro e do Núcleo Musical da Escola Básica e Secundária da Bemposta, que animarão o espaço com encenações e recriações sonoras alusivas ao contexto histórico.

Organizada pela Câmara Municipal de Portimão, com o apoio da CCDR Algarve, das Juntas de Freguesia de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande, e do Grupo de Amigos do Museu de Portimão, esta recriação é um marco anual na divulgação da herança histórica local.

Monumentos Megalíticos de Alcalar: cinco milénios de história

Situado a poucos quilómetros de Portimão, o povoado pré-histórico de Alcalar foi habitado há cerca de 5.000 anos. Protegido por muros e trincheiras, este núcleo comunitário edificou túmulos megalíticos para honrar os seus mortos, testemunho da sua organização social.

Classificados como Monumento Nacional, os Monumentos Megalíticos de Alcalar permitem hoje um contacto direto com as práticas e materiais usados na época, reforçado pela exposição de peças originais no Museu de Portimão.

Os interessados em mais informações sobre “Um Dia na Pré-História”, podem contactar o Museu de Portimão através dos números 282 405 230 / 282 248 594 ou do e-mail [email protected].

Leia também: Esta localidade a meia hora do Algarve tem uma “alta qualidade de vida” e fica ao pé da praia

Continue a ler este artigo no Postal do Algarve.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: