Feira de Castro cumpre tradição em Castro Verde

A Feira de Castro, a maior e mais emblemática feira tradicional do sul do país e ponto de encontro e de convívio entre familiares e amigos, comerciantes e fregueses, realiza-se nos dias 18, 19 e 20 de outubro, em Castro Verde.

Neste fim-de-semana e, paralelamente à animação da própria feira, a Câmara de Castro Verde dinamiza um programa cultural que arranca no dia 18, sexta-feira, pelas 18 horas, com a abertura da Exposição “Projeto Danças”, do Movimento IP2N4-Art, no Fórum Municipal. Uma mostra que reúne trabalhos de 10 artistas alentejanos, tendo a dança como tema unificador, e que reflete os diferentes “olhares” dos vários artistas sobre o movimento feito arte.

À noite, pelas 22 horas, David Carreira, um dos artistas portugueses mais influentes e carismáticos da sua geração, sobe ao palco da Praça da República, para um concerto que promete uma boa dose de animação e originalidade, seguido da atuação de DJ Gonçalo Ferro, MC Fausto Bellucci, by New Sheet – Brand Activation, a partir das 23,30 horas.

No sábado, 19 de outubro, o dia começa com arruada da Banda Filarmónica 1º de Janeiro (10 horas) pelas principais ruas da Feira e Praça da República. Neste dia, destaque para o 5º Encontro de Castrenses na Diáspora que se realiza pelas 12,30 horas, na EB2,3 Dr. António Francisco Colaço, e que tem como objetivo reunir num almoço-convívio, os castrenses que vivem fora do concelho.

O sábado traz ainda à Praça da República o “cowboy português” Zé Amaro, um dos mais conceituados artistas nacionais e um dos pioneiros da música country em Portugal, para um concerto que ninguém vai querer perder! A partir das 24 horas, cabe à DJ Sara Santini animar o público presente.

Domingo, dia 20, último dia de Feira de Castro 2024, o Parque Infantil recebe de manhã mais um Concurso de Rafeiros Alentejanos, numa organização da Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo (ACRA), em parceria com a Câmara de Castro Verde, e com o apoio da Associação de Agricultores do Campo Branco.

Paralelamente e, ao longo dos três dias, há outras iniciativas a decorrer no âmbito do programa cultural da Feira de Castro, como o já habitual Desfile de Corais, que este ano conta com a participação de quatro grupos, o Encontro de Tocadores de Viola Campaniça, Cante ao Despique e Baldão, que assinala a sua trigésima segunda edição, Folclore Algarvio com o Grupo Folclórico de Faro, animação de rua com o grupo “Next Combo” e Feira de Aves, promovida pelo Clube Ornitológico de Castro Verde

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: