Publicado em 8 de Maio, 2025
Valorizar as tradições, a capacidade produtiva e da identidade do mundo rural da região são alguns dos objetivos da realização da Feira do Garvão, uma iniciativa do município de Ourique, que vai acontecer de 9 a 11 de maio.
A Feira do Garvão celebra a identidade e as tradições do mundo rural e inclui a XXIX Exposição Agropecuária. Assim, Garvão tornar-se-á novamente um ponto de encontro para a comunidade local e para todos os amantes da cultura alentejana. Este evento representa um momento único de valorização das tradições, da capacidade produtiva e da identidade da região. É uma exposição agropecuária que reúne produtores, especialistas e entusiastas do mundo rural, para uma celebração das tradições e do potencial produtivo da região. Organizado pelo Município de Ourique, em parceria com a Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA) e a União de Freguesias de Garvão e Santa Luzia, a iniciativa tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento, fomentar a economia local e preservar as raízes culturais da comunidade.
A programação conta também com demonstrações de tosquia e ordenha, provas equestres e equitação livre, corrida de touros, encontro de cante e grupos corais, workshops e demonstrações gastronómicas.
“A Feira do Garvão é a grande montra do mundo rural, em toda a sua essência, onde a tradição e a ruralidade está presente e ao vivo”, que “junta a modernidade com o que é tradicional, neste sul do país que vive à volta do mundo rural”, referiu Marcelo Guerreiro, na antevisão do certame. O autarca de Ourique destaca “a agropecuária, com a produção de porco alentejano e ovinos da raça Garvonesa, que contribui positivamente para preservar um conjunto de atividades que são muito importantes para manter vivo o mundo rural e o nosso território”.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.