O Presidente da Câmara Municipal, Pedro Nascimento Cabral, afirmou que o Festival ‘O Mundo Aqui’ e a AIPA – Associação de Imigrantes nos Açores projetam o cariz “multicultural e intercultural” de Ponta Delgada, um município comprometido com a promoção da igualdade entre todos os cidadãos e da não discriminação sob qualquer forma.
Falando na sessão de abertura da 16.ª edição do Festival “O Mundo Aqui”, no Pavilhão do Mar, o autarca enalteceu ainda o “trabalho assinalável e insubstituível” desenvolvido pela AIPA, diante da atratividade e procura que Ponta Delgada e a Região têm vindo a conhecer.
Refira-se que, nos Açores, vivem atualmente cerca de oito mil imigrantes provenientes de 98 países. Ponta Delgada acolhe cerca de 35 por cento desse mesmo total, o que corresponde a cerca de 2800 pessoas.
Nesse âmbito, Pedro Nascimento Cabral destacou o empenho contínuo da AIPA na receção dos imigrantes e no inerente processo de adaptação ao arquipélago.
A acompanhar esse mesmo esforço, o Presidente da Câmara Municipal deu nota de uma Ponta Delgada que está “braços abertos para receber bem e com dignidade” todos aqueles que a procuram para melhores condições de vida, contribuindo para o respetivo desenvolvimento.
“As nossas Portas da Cidade – outrora portas de saída para muitos açorianos que partiram em busca de uma vida melhor nos Estados Unidos da América, Canadá, Bermuda, ou noutros países na Europa – são hoje as portas que se abrem para receber todos aqueles que, dos quatro cantos mundo, escolhem Ponta Delgada e os Açores para viver e trabalhar, construindo connosco um futuro melhor”, disse.
Pedro Nascimento Cabral referiu ainda que ao associar-se ao Festival O Mundo Aqui, a Câmara Municipal de Ponta Delgada pretende dar mostra de como “é bom e positivo” celebrar as diferenças e a diversidade.
“Este festival dá bem nota daquele que é o nosso espírito; um espírito assente na arte de bem receber, na solidariedade, na entreajuda, na compreensão, e numa fraternidade entre povos que nós exigimos que seja efetiva. Esta é a Festa da Diversidade, e unidos permaneceremos com as nossas tradições, idiossincrasias e mundividências. Juntos, aqui em Ponta Delgada, o Mundo começa”, concluiu.
A sessão de abertura contou ainda com as intervenções do Presidente da AIPA, Leoter Viegas, e do Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.