mapa google maps floresta

Figueiró dos Vinhos com quatro candidaturas aprovadas no “Condomínios de Aldeias”

O concelho de Figueiró dos Vinhos tem aprovadas quatro candidaturas no âmbito do programa do programa “Condomínio de Aldeias”, promovido pelo Fundo Ambiental.

O Município de Figueiró dos Vinhos é o promotor de uma candidatura na freguesia de Campelo, em parceria com a Comissão de Compartes dos Baldios de Alge e Lugares conexos, informa uma nota de imprensa do Município de Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria.

Nas restantes freguesias são as juntas a assumir os projetos, contando com o apoio técnico da autarquia.

Os trabalhos preveem a limpeza de matos, operação de corte de madeira, destruição de cepos com preparação do terreno e controlo de vegetação espontânea, plantação de castanheiros, oliveiras e medronheiros.

O valor total de investimento aprovado é de 162.974 euros, sendo comparticipado em 100% pelo Fundo Ambiental.

Este programa do Fundo Ambiental apoia projetos em aldeias localizadas em territórios de floresta, com o objetivo da “proteção aos aglomerados localizadas na interface urbano-florestal, através de ações de gestão, ordenamento e reconversão florestal para outros usos, de modo a maximizar a resiliência da população e a eficácia e eficiência da ação concertada, quer para a defesa contra incêndios rurais quer para a proteção de pessoas e bens”, refere a nota de imprensa.

Promovido pelo Fundo Ambiental, foram aprovadas um total de 31 candidaturas em todo o país.

O Município de Figueiró dos Vinhos informou ainda, noutro comunicado, a conclusão da reabilitação do Passadiço da Foz de Alge, um percurso que “já evidenciava fortes sinais de degradação”.

A autarquia acrescenta que a intervenção, que tornou o espaço “aprazível”, recuperou o pavimento e gradeamento, a zona de bancos e miradouro no abrigo de passageiros, estruturas de informação turística painéis informativos, entre outros trabalhos de requalificação.

Na zona adjacente ao percurso foi implantada uma moldura que permite aos visitantes tirarem fotos do local, tendo como fundo a Albufeira de Castelo do Bode, com destaque para o Rio Zêzere, a Ribeira de Alge, a Cova da Eira, entre outros, refere uma outra nota da Câmara de Figueiró dos Vinhos, liderada por Jorge Abreu (PS).

“Este passadiço, integra-se perfeitamente na paisagem, num local de especial interesse turístico muito procurado não só pelas ofertas de lazer disponíveis, tais como a zona de estar da Foz de Alge (Cova da Eira), a Pista de Pesca Desportiva, o Clube Náutico, o Parque de Campismo, mas também pelo património natural associado ao rio Zêzere e à aldeia de Foz de Alge”, acrescentou.

Esta intervenção resultou da aprovação de uma candidatura apresentada ao PDR2020 na medida “Renovação de Aldeias”, prevendo uma comparticipação de 14.543,52 euros (80%) através do LEADER (FEADER) para um investimento elegível de 18.179,40 euros, que permitiu renovar e melhorar este local de forte atrativo.


por

Etiquetas: