40 mil euros atribuídos a 8 empreendedores ligados à produção de leite para queijos DOP Região Centro
Os Prémios “Vale Pastor” – 2ª edição foram entregues a oito empreendedores das Regiões DOP da Beira Baixa, Rabaçal e Serra da Estrela, como estímulo ao incremento e Valorização da produção de leite e queijo com DOP nestas regiões. A cerimónia de entrega dos prémios Vale Pastor, uma iniciativa promovida no âmbito do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro, decorreu no passado dia 8 de julho de 2022, na sede da ANCOSE, em Oliveira do Hospital. Contou com a presença de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, José Francisco Rolo, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, as quinze entidades parceiras do Projeto, entre elas a ANCOSE que acolheu o evento, as Comunidades intermunicipais, promotoras desta ação e a Inovcluster, entidade líder, bem como a Comissão Diretiva do Programa Operacional CENTRO 2020, entre outras entidades convidadas ligadas ao setor.
Os Cheques vales Pastor foram entregues aos empreendedores: António Givelho, Jorge Esteves, Pedro Conceição, Carina Ribeiro, Gonçalo Branco, Anabela Machado, Ana Paula Lameiras, Silvia Santos pelos Presidentes das Comunidades Intermunicipais da Beira baixa, Região de Coimbra e Beiras e Serra da Estrela, respetivamente, João Lobo, Emílio Torrão e Luís Tadeu. Foram atribuídos 8 vales com valor individual de 5 mil euros, cinco pela CIMBB, um pela CIMBSE e dois pela CIMRC, num valor total de 40 mil euros.
O Programa inicial do evento incluiu a visita à exploração e queijaria de Ana Paula Lameiras, a qual foi também uma das comtempladas com o prémio Vale Pastor. Tendo sido uma empresa que conseguiu reerguer-se após os incêndios de 2017, o Vale Pastor vem dar um acréscimo a este negócio familiar.
Já na sede da Ancose, decorreu a cerimónia de entrega dos Prémios Vale Pastor, proferindo-se palavras emotivas de incentivo, de apreço e apoio ao setor. A ministra da Coesão Territorial referiu que no futuro “não faltarão verbas, nem recursos, para continuar a apoiar” projetos desta natureza. “Esta é a única Região do País com projetos regionais como este, que integra toda a Fileira”, referiu.
Tomando a parceria do Projeto, de 15 entidades, como exemplo, reforçou ainda ser “fundamental manter o trabalho em rede”, associando sempre “o conhecimento científico às atividades tradicionais” afim de garantir a sua natural evolução e preservação.
Patrícia Coelho, presidente da Inovcluster, salientou a importância do Programa de Valorização com um balanço das iniciativas já realizadas e das que se preveem realizar até dezembro de 2022. Destacou o lançamento das marcas criadas para as três regiões DOP, as mostras itinerantes para promoção dos queijos DOP da Região centro junto do consumidor e a realização de um congresso de divulgação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto. Este Projeto “tem sido um importante instrumento de qualificação para a valorização económica desta Fileira, mas também na perpetuação da profissão, promoção, inovação, valorização e aumento da sua competitividade”, defendeu.
José Francisco Rolo na sua intervenção, exortou para o papel chave dos pastores em toda esta cadeia de valor que é a Fileira dos Queijos da Região Centro, arrancando uma ovação da plateia ao referir-se à importância dos pastores na “humanização das paisagens” já que “cada pastor, cada ovil” é, defendeu, “um ponto de defesa e proteção da paisagem”. “Estes são os ‘Steve Jobs’ do nosso território”, concluiu o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.
O Programa de Valorização da Fileira dos Queijos da Região Centro é um Projeto cofinanciado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.