Fileira do tomate de indústria em foco no segundo episódio de podcast da Syngenta

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A Syngenta Portugal disponibilizou recentemente o segundo episódio do seu podcast “Alimentar com inovação”. Intitulado “Tomate de indústria – construir o futuro com os pés na terra”, este episódio conta com a participação de Pedro Barata, director-geral da Sugal, Pedro Pinho, CEO da Suporte Agrícola Lda e consultor da Sogepoc, e Nuno Zibaia, técnico comercial da Syngenta no Ribatejo.

No podcast, estes profissionais especializados em tomate de indústria falam da actual campanha, da situação da fileira, de desafios e oportunidades relativamente à produção e transformação deste produto, de sustentabilidade ambiental e económica, apontando algumas medidas que consideram que podem ser positivas. Pedro Pinho refere que, «para conseguirmos manter a sustentabilidade ambiental e económica da cultura do tomate indústria temos que trabalhar numa linha de conceito mais regenerativo».

No sentido de evitar a concentração da colheita em duas a três semanas, o que pode criar problemas na recepção do tomate nas fábricas, algo que se teme possa vir a suceder este ano, Pedro Barata defende a necessidade de as organizações de produtores de tomate de indústria estabelecerem um plano de plantação semanal com os agricultores. «Se as fábricas não tiveram a capacidade de processar todo o tomate colhido naquela semana, vamos atrasar a colheita, o tomate pode entrar em sobre-maturação e já não é bom para o produtor, que está a perder produção no campo, nem para a indústria, que está a receber tomate sobre-maduro», diz o director-geral da Sugal, acrescentando que «para ser bom para todos tem de haver planificação e essa planificação não pode ser só individual, deve ser colectiva».

Um dos pontos abordados no podcast foi o projecto de investigação aplicada “TomAC – Produção sustentável de tomate para indústria através da aplicação dos princípios da agricultura de conservação”, que decorreu nas três últimas campanhas, na Lezíria Grande de Vila Franca de Xira, e que é promovido pela Syngenta, em parceria com a Sogepoc, a Sugal, a Universidade de Évora e a Aposolo – Associação Portuguesa de Mobilização de Conservação do Solo. Segundo Nuno Zibaia, a propósito da segunda fase deste projecto, «o TomAC 2.0 visa explorar o equilíbrio entre a produtividade e a sustentabilidade da cultura do tomate a curto, médio e longo prazo. Uma das metas do TomAC 2.0 é medir todos esforços de sustentabilidade em campo para aumentar a transparência do report ESG [Environmental, Social, and Governance; Ambiente, Social e Governança] na cadeia de valor».

Pedro Barata afirma que «acreditamos que o TomAC 2.0. vai ser um plus na produção de tomate e pela certificação que nos vai permitir ter». Indica também que «acreditamos que inovar também é estabelecer parcerias, relações mais próximas com a produção para partilhar conhecimento e superar desafios», sendo que, neste contexto, «estamos a relançar o Centro de Excelência Ag Innov, incluindo ensaios de variedades e o projecto TomAC 2.0, para produzir mais e melhor com menos custos», assinala.

A Sugal celebra o 80.º aniversário da marca de tomate Guloso em 2025, ano em que a empresa conta com um total de 2.100 hectares de tomate para indústria, no âmbito de parcerias com a produção. A propósito deste podcast, a Syngenta realça que «está a apoiar a Sogepoc e a Sugal, e outros agricultores, na transição para um modo de produção regenerativo, centrado na saúde do solo e das plantas, através de soluções convencionais e biológicas; de ferramentas de apoio à decisão integradas na sua plataforma de agricultura digital Crop Wise; de formação em aplicação segura de fitofármacos e em calibração de pulverizadores; e com o projecto TomAC».

Pode consultar este segundo episódio do podcast “Alimentar com inovação”, dedicado à fileira do tomate de indústria, no Youtube (aqui) ou no Spotify (aqui).

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.


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