Finalistas à 2ª edição do Navigator Art on Paper Prize já são conhecidos

[Fonte: Navigator Art on Paper Prize]

Maior prémio de arte em papel do mundo

Já são conhecidos os cinco artistas finalistas à 2ª edição do Navigator Art on Paper Prize, o maior galardão de Arte em papel no mundo cujo artista vencedor será tornado público no próximo dia 11 de maio.

Os cinco artistas que integram a lista de finalistas – Abu Bakarr Mansaray (Serra Leoa), Andrea Bowers (EUA), Catherine Anyango Grünewald (Suécia / Quénia), Maria Berrio (Colômbia) e Mateo López (Colômbia) – aguardam agora pela decisão final do júri para que, apenas um e face ao seu percurso artístico e consistência da obra, seja o vencedor da 2ª edição do Navigator Art on Paper Prize.

Este ano, o elenco do júri é composto por nomes com notoriedade internacional, dando expressão ao carácter transfronteiriço do prémio. Claire Gilman, Curadora Chefe do Drawing Center, em Nova Iorque; Jacob Fabricius, Diretor do Kunsthal Aarhus, em Copenhaga; María Inés Rodríguez, curadora-adjunta de arte moderna e contemporânea do Museu de Arte de São Paulo (MASP); Nimfa Bisbe Molin, Diretora da Coleção de Arte da Fundación La Caixa e Joana P. R. Neves, Diretora Artística do Drawing Now (Feira de Desenho em Paris) são os responsáveis pela escolha dos finalistas e também daquele que será o vencedor Navigator Art on Paper Prize, em 2019.

Com curadoria da responsabilidade de Filipa Oliveira, o Prémio Navigator Art on Paper tem como missão apoiar a criação artística em papel, valorizando-o como um dos suportes de inovação, criatividade, investigação e arte. O artista plástico Pedro A. H. Paixão foi o vencedor da 1ª Edição do Prémio Navigator Art on Paper. Até dia 14 de maio será apurado o vencedor da 2ª Edição.

Uma selecção de obras de cada um dos cinco finalistas da segunda edição do Navigator Art on Paper Prize, algumas criadas especialmente para o prémio, estará em exposição na Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa de 16 de maio a 1 de junho, com entrada gratuita numa oportunidade única de conhecer as obras. A exposição irá coincidir com a Arco Lisboa, e terá um programa intenso de visitas e conversas complementares.


Publicado

em

por

Etiquetas: