floresta

Floresta: Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo está a funcionar desde setembro

A Direção-Geral do Território estabeleceu que o Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo (SMOS) iniciou o seu funcionamento em setembro de 2022, altura em que começou a funcionar ‘online’, segundo um despacho publicado hoje no Diário da República.

O SMOS organiza a produção e disponibilização de informação cartográfica relativa ao uso e ocupação do solo, com base em novas tecnologias assentes em inteligência artificial, com o objetivo de conhecimento do território.

O sistema, coordenado e gerido pela Direção-Geral do Território (DGT), faz parte do programa do Governo para a Transformação da Paisagem dos Territórios de Floresta Vulneráveis.

O Governo revê um investimento de 96 milhões de euros no SMOS e no cadastro da propriedade rústica, para “dotar o país de conhecimento atualizado e detalhado do território, quer a nível cadastral, com identificação dos proprietários da terra e dos limites e caracterização da propriedade, quer de cartografia de referência, sobre a qual possam assentar os diversos processos de planeamento de âmbito nacional, regional e local”.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: