A Festa dos Sabores de Montanha está de regresso a Folgosinho nos dias 14, 15 e 16 de novembro, trazendo nova vida a esta aldeia da Serra da Estrela. Integrada no plano de animação da Rede de Aldeias de Montanha, a iniciativa promete três dias repletos de aromas, tradições e experiências autênticas.
Este evento de outono convida residentes e visitantes a descobrir a riqueza gastronómica e cultural da região, dando destaque aos produtos locais que definem a identidade das gentes da montanha — da castanha e dos frutos secos ao pão de centeio, mel, compotas, doçaria tradicional, cogumelos, caça e enchidos.
Um dos momentos de destaque desta edição será a montaria ao javali, marcada para o segundo dia do evento, sábado, dia 15 de novembro. Esta iniciativa, para além de promover o espírito de convívio e partilha entre caçadores, tem também um importante papel na gestão cinegética, contribuindo para o equilíbrio das populações de javalis e para a proteção das atividades agrícolas da região.
A animação será uma constante ao longo dos três dias, com espetáculos musicais, atividades culturais e momentos de convívio que dão vida à aldeia. O programa inclui ainda atividades ligadas à montanha e à natureza, como saídas de campo e workshops, destaque para o III Trail Bombeiros Voluntários de Folgosinho/AMatosCar, esta iniciativa irá decorrer no domingo, dia 16, e contará com uma vertente de caminhada (8km), trail curto (14km) e trail longo (21km), ideais para explorar os encantos de Folgosinho e da Serra da Estrela.
Os produtores e expositores interessados em comercializar os seus produtos na Festa dos Sabores de Montanha 2025 deverão proceder à respetiva inscrição através do preenchimento de formulário acessível no link https://forms.gle/GKZu11HKi5Qux5VF8 ; por email: turismo@cm-gouveia.pt; no Posto de Turismo de Gouveia, localizado no Jardim da Ribeira ou ainda através dos contatos de telefone: 238 083 930 ou telemóvel: 962 033 099.
A ficha de inscrição deverá ser entregue até ao próximo dia 10 de novembro.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.