A segunda edição do Folk-Setúbal – Danças e Tradições do Mundo, festival de folclore com eventos em vários locais e equipamentos do concelho e também fora de Setúbal, realiza-se entre 17 e 21 de julho.
O festival, organizado pela Câmara Municipal e pelo Rancho Folclórico de Praias do Sado, assume-se como um encontro multicultural que promove a interação entre grupos de diferentes partes do mundo, com o objetivo de inscrever o concelho na rota dos principais eventos folclóricos internacionais.
Além do anfitrião Rancho Folclórico de Praias do Sado e do Rancho Folclórico Regional e Cultural da Branca, participam na segunda edição do Folk-Setúbal três grupos estrangeiros, a Corporación Cultural de Dança, Arte y Tradicion “DANZAT”, da Colômbia, a Asociación de Danzas Folclóricas Ciudad de Cádiz, de Espanha, e o Folk Ensemble Sarisan, da Eslováquia.
O Folk-Setúbal abre, a 17, com um desfile dos grupos participantes pelas ruas da Baixa, às 16h30, seguindo-se uma pequena apresentação na Praça de Bocage, às 16h45, e uma sessão de boas-vindas da Câmara Municipal no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 17h00.
À noite, pelas 20h00, os grupos colombiano e eslovaco atuam na 21.ª edição da Festanima, evento das coletividades da freguesia de São Sebastião, que decorre de 11 a 20 julho, nas Escarpas de Santos Nicolau.
O ponto alto do Folk-Setúbal é o 47.º Festival de Folclore de Setúbal – 5.º Internacional, com a atuação dos quatro grupos, no dia 19, às 21h30, no Auditório José Afonso, iniciativa que desde janeiro de 2024 integra a International Organization of Folk Art (IOV), organização de preservação do património cultural popular em todas as suas formas, com o apoio da UNESCO.
No dia 20, pelas 21h30, o festival apresenta-se no Parque do Morango, em Azeitão, com um espetáculo que conta com as atuações dos grupos colombiano, eslovaco e espanhol.
O espetáculo de encerramento do Folk-Setúbal realiza-se no dia 21, às 21h00, na sede do Rancho Folclórico de Praias do Sado.
O festival de folclore inclui ainda a realização de dois espetáculos fora do concelho de Setúbal, no 18, às 21h30, no Bairro da Liberdade, na Branca, concelho de Coruche, e a 20, às 17h45, na Praceta Diogo Couto, no Laranjeiro, Almada.
Organizado num ambiente de partilha de saberes, costumes e tradições, com respeito pelas características únicas de cada povo representado, o festival conta com as parcerias da União das Freguesias de Setúbal e das juntas de freguesia de São Sebastião, do Sado e de Azeitão, e os apoios da Secil e da Federação do Folclore Português.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.