12 de maio de 2022 | das 18h às 21h
A água constitui um recurso estratégico essencial e uma necessidade básica das populações, das suas atividades económicas e dos ecossistemas. Sendo um recurso limitado e essencial à vida, a água deve ser gerida num quadro de sustentabilidade.
Os estuários são ambientes únicos das fronteiras entre a terra e o mar e entre a água doce e a água salgada. Contendo habitats muito importantes para a biodiversidade apresentam condições ideais para alimentação, reprodução de inúmeras espécies, sendo assim, zonas de elevada produtividade biológica.
No entanto, os estuários são zonas muito sensíveis. Face à intervenção humana nos ecossistemas estuarinos, contudo, os desafios e problemas são grandes, como por exemplo, dos decorrentes da contaminação das águas e dos ecossistemas, a introdução de espécies exóticas invasoras e o funcionamento do ciclo da água pelos processos de urbanização e das alterações climáticas.
Os temas desta ação reforçam os pilares temáticos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental – ENEA como sejam o de Tornar a Economia Circular, Descarbonizar a Sociedade, Tornar a Economia Circular e Valorizar o Território, em particular os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – 15, a ação integra os pressupostos do perfil dos alunos á saída da escolaridade obrigatória de acordo com os seus Princípios especialmente no da Sustentabilidade e valores de Cidadania e Participação integra os temas do Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade com ênfase nos temas I – Sustentabilidade, Ética e Cidadania; III – Território e Paisagem; IV – Alterações Climáticas; V- biodiversidade; VII – Água e VIII – Solos. Inclui-se ainda no Tema I do Referencial de Educação Ambiental e nos 3 vértices da Estratégia Nacional de Conservação da Natureza.
OBJETIVOS
Favorecer o desenvolvimento de um conhecimento integrado e crítico que permita analisar e interpretar a complexidade que configura as questões ambientais;
Identificar as ameaças à biodiversidade estuarina;
Avaliar os efeitos das alterações climáticas na biodiversidade estuarina;
Partilhar ideias e desafios com outros professores;
Discutir novas abordagens pedagógicas nos diferentes níveis de ensino;
Fornecer ferramentas pedagógicas e recursos educativos sobre a temática da biodiversidade dos estuários e das águas subterrâneas;
Saber identificar os problemas causados pela introdução de espécies exóticas (não indígenas);
Conhecer as principais vias de introdução de espécies exóticas marinhas e impactos decorrentes;
Identificar os possíveis mecanismos de prevenção e minimização dos impactos das espécies exóticas;
Conhecer exemplos de espécies exóticas que ocorrem nos estuários e zonas costeiras em Portugal;
Estimular o desenvolvimento de projetos educativos sobre a biodiversidade dos estuários e de espécies exóticas estuarinas.
CONTEÚDOS
Tipos e identificação de ameaças à biodiversidade nos estuários;
Conceitos gerais sobre as invasões biológicas e será efetuado um enquadramento à problemática da introdução de espécies exóticas ou não indígenas;
Identificação dos principais vetores de introdução de espécies marinhas e estuarinas e os processos através dos quais as espécies são introduzidas por essas vias, assim como alguns dos impactos ambientais, sociais e económicos decorrentes da introdução destas espécies;
Discussão de algumas medidas em vigor para dar resposta a este problema e as principais implicações das mesmas;
Estado do conhecimento sobre a problemática das espécies exóticas em Portugal, com exemplos de casos de estudo específicos da investigação que está a ser desenvolvida.
FORMADORAS
Paula Chainho, Investigadora Auxiliar no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Professora Adjunta Convidada no Instituto Politécnico de Setúbal. Tem desenvolvido investigação em ecologia de sistemas aquáticos, em particular no âmbito da avaliação do estado ecológico, introdução de espécies não-indígenas e gestão da pesca de bivalves.
Susana França, Investigadora auxiliar no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Tem desenvolvido investigação em ecologia estuarina nomeadamente no que diz respeito à utilização de diferentes habitats estuarinos por espécies e comunidades de peixes.
PÚBLICO-ALVO
Tempos Livres, Animadores de Campos de Férias, Animadores de AEC´s.
NOTA: Esta ação pode ser acreditada para os docentes como ação de curta duração pelo Centro de Formação da LPN – entidade acreditada pelo CCPFC – ENT-NI- 0175/21.
INSCRIÇÕES até dia 9 de maio
Associado/a LPN: 15 €
Não Associado/a LPN: 25 €
Para mais informações contactar para geral@lpn.pt | 925 068 990
O evento decorrerá a partir das 18h00 e pode inscrever-se até 9 de maio.
Data: Quinta – feira, dia 12 de maio de 2022
Horas: 18.00h – 21.00h