Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. lança primeira ação de Certificação de Formadores em Vinho do Porto
Curso piloto decorre esta semana
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP) apresenta a primeira ação de formação em Vinho do Porto dirigida a profissionais do setor. Com conteúdos teóricos e práticos, o curso é um projeto destinado à certificação de educadores de Vinho do Porto em todo o mundo, para que fiquem habilitados, pelo IVDP, a disseminar conhecimento sobre temas como: vinha e viticultura, castas e suas potencialidades, como fazer um blend, envelhecimento, fiscalização, certificação, harmonizações gastronómicas e cocktails.
Certified Port Educator é um curso intensivo orientado por profissionais do IVDP e de empresas de Vinho do Porto, tem duração de três dias completos e realiza-se com grupos de até 9 pessoas. De abordagem teórica e prática, integra visitas, provas, harmonizações e conversas à volta do Vinho do Porto, das suas particularidades, diversidade e versatilidade. As sessões têm lugar entre o IVDP, caves de Vinho do Porto em Vila Nova de Gaia, quintas no Douro e restaurantes.
Esta semana decorre a sessão piloto e, a partir de 2019, haverá duas formações por ano. As inscrições serão feitas através do site do IVDP e estarão sujeitas a um processo de seleção prévia. Os interessados poderão candidatar-se a frequentar o curso para, certificados pelo IVDP, virem a apresentar o Vinho do Porto em ambiente académico ou profissional.
“Queremos criar embaixadores formados em Vinho do Porto. Num contexto global de concorrência crescente e forte disseminação de informação, é fundamental incentivar a comunicação orientada e fundamentada, pelo que nos cabe a preparação e validação das aptidões dos formadores e seu domínio das caraterísticas ímpares e das potencialidades do Vinho do Porto”. Manuel Cabral, Presidente do IVDP.