vinhos do alentejo

Formação Rota dos Vinhos do Alentejo – Aprender a provar Vinho

Rota dos Vinhos do Alentejo desafia a aprender a provar vinho

Iniciativa destinada a principiantes conta com a orientação de Tiago Paula, formador da Associação dos Escanções de Portugal

A Rota dos Vinhos do Alentejo (R. Cinco de Outubro nº 88, 7000-854 Évora) volta a desafiar todos os principiantes no mundo do vinho a aprenderem a provar os néctares produzidos naquela que é uma das maiores regiões vitivinícolas de Portugal. A iniciativa decorre no sábado, dia 21 de maio, das 10h00 às 18h00 e conta com a orientação do formador da Associação dos Escanções de Portugal (AEP), Tiago Paula.

Nas oito horas em que decorre a iniciativa organizada pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e que conta com a parceria da AEP, os participantes terão a oportunidade de conhecer a técnica de prova, discutir acerca de diferentes terroirs e castas e provar vinhos variados.

As inscrições para a iniciativa acabam de abrir e podem ser efetuadas através de helena.direitinho@vinhosdoalentejo.pt. O curso tem o custo €35 por pessoa e inclui, para além das diversas provas, um certificado de participação.

Sobre a comissão Vitivinícola Regional Alentejana:

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.

O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 23,3 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Suíça, EUA, Reino Unido e Polónia.

Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.

Data: Sábado, dia 21 de maio de 2022


Publicado

em

por

Etiquetas: