Desde 2019 que se realizaram 16 ações de formação presenciais sobre incêndios a empresas e agentes turísticos, entidades e autoridades locais, turistas nacionais e estrangeiros e população local. As formações ocorreram de norte a sul do país e contaram com a presença de mais de 1300 participantes de diversas áreas.
Em causa está o reestabelecimento do sentimento de segurança no turismo rural e florestal, a nível nacional e internacional, abalado pelos incêndios de 2017.
As formações estão enquadradas no “Plano de Capacitação do Setor do Turismo em Situações de Risco de Incêndio 2018-2020”, que conta também com outras iniciativas, como a distribuição de guias de recomendações em eventos e atividades rurais. Os impulsionadores da iniciativa foram o Turismo de Portugal e a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), com a colaboração do Instituto para a Conservação da Natureza e Florestas, Guarda Nacional Republicana e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
A colaboração do setor turístico revelou-se essencial para a divulgação e sensibilização para o tema junto dos turistas, em conjunto com a informação disponível online. O envolvimento das populações rurais no combate e prevenção dos incêndios é […]