Foi através de uma audiência online que os deputados sociais-democratas Emília Cerqueira e João Marques da Comissão de Agricultura e Mar ouviram as preocupações da Federação. No período que antecede a discussão do Orçamento de Estado, voltou-se a apelar a um maior apoio à suinicultura nacional.
Além das campanhas de descredibilização do setor através dos ataques de ambientalistas e animalistas, em cima da mesa estiveram os grandes projetos da FPAS, como o Roteiro Ambiental e as suas implicações no futuro do setor, nomeadamente no que respeita à gestão dos efluentes, privilegiados como um recurso que vai ao encontro da economia circular e valorização agrícola; na promoção de uma produção eficiente, capaz de produzir mais com menos; ou mesmo na redução do uso da água, em continuidade com a linha de preocupação dos últimos anos, que levou a uma redução significativa de cerca de 50 por cento.
Outros dos temas em agenda foram a certificação em bem-estar animal, a campanha Let’s Talk About Pork e o centro tecnológico para a suinicultura, sendo inevitável a discussão sobre a nova PAC e a posição do setor face à ENEAPAI.
Foi ainda reiterado o convite para o grupo parlamentar visitar uma exploração e conhecer, assim, in loco a realidade dos factos, com toda a transparência, para que os agentes políticos possam ter mais conhecimento de causa na hora de legislar.
Em resposta, os deputados mostraram compreensão pelas inquietações do setor, com total disponibilidade e interesse em visitar uma exploração, sugerindo ainda que seja feito um pedido de audiência junto da Comissão de Agricultura para apresentar a todos os partidos este conjunto de preocupações e projetos da suinicultura, o qual a FPAS fará de imediato.
Fonte: FPAS