Franceses da ALD Automotive concluem compra da Leaseplan por 4,9 mil milhões

A ALD Automotive, subsidiária de renting e gestão de frotas do Société Générale, concluiu a aquisição de 100% da empresa Leaseplan ao consórcio liderado pela TDR Capital por 4,9 mil milhões de euros, numa combinação entre capital e ações.

No âmbito deste negócio, a Leaseplan em Portugal passará a fazer parte deste novo grupo que nasce da fusão de dois operadores internacionais na área da mobilidade, com uma frota total estimada de 3,3 milhões de veículos geridos em todo o mundo.

Ao unir forças, a ALD Automotive e a LeasePlan irão liderar o caminho para as zero emissões líquidas e continuar a moldar a transformação digital da indústria. A entidade combinada beneficiará da dimensão e das capacidades complementares para reforçar a sua competitividade e assegurar um crescimento contínuo.

A ALD celebrou um acordo de compra e venda de ações para a venda da ALD Automotive em Portugal à Leasys, joint venture entre o Crédit Agricole Consumer Finance e a Stellantis. Assim, após a conclusão da sua venda à Leasys, a ALD Automotive em Portugal vai sofrer uma alteração no nome.

A liderança também teve mudanças. O CEO da ALD Automotive/Leaseplan, Tim Albertsen nomeou, com efeitos imediatos, António Oliveira Martins para o cargo de diretor geral da Leaseplan em Portugal. António Oliveira Martins estava na liderança da Leaseplan em Portugal há 22 anos, mas agora será apoiado por Anne-Cécile Huet, que estava com as funções de diretora geral da ALD Automotive na Noruega e passará a diretora geral adjunta em Portugal, no início de junho.

A empresa do grupo Société Générale considera que esta dupla é aquela que tem as pessoas “mais bem preparadas para implementar o exigente plano de integração da entidade combinada, e para concretizar com sucesso o desenvolvimento estratégico planeado para os próximos meses e anos”.

A ALD tem aproximadamente 6.700 trabalhadores em todo o mundo e está cotada na Euronext Paris. As partes preveem que a integração com os neerlandeses da Leaseplan traga: uma mudança do conceito de propriedade para o de utilização em todos as vertentes de mercado (empresas, B2B, consumidores, B2C, e ainda colaboradores, B2E), um processo de transformação digital na indústria da mobilidade e a transição para a mobilidade sustentável e de zero emissões de carbono.

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