Portugal Fresh leva empresas nacionais à Fruit Logistica, que se realiza em Berlim entre 4 e 6 de fevereiro, numa altura em que o Mercosul se revela estratégico para o setor das frutas.
Com as exportações de frutas e legumes a crescerem, consecutivamente, há mais de uma década, a Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal – quer abrir ainda mais o apetite dos mercados internacionais e vai reforçar a promoção externa do setor com mais uma participação na Fruit Logistica, em Berlim, entre 4 e 6 de fevereiro.
Mais de 2500 expositores de 90 países marcam presença nesta feira profissional, que se assume como o maior ponto de encontro da Europa dedicado às frutas e legumes. No stand da Portugal Fresh estarão representadas 24 empresas, associações de produtores e parceiros.
“As exportações de frutas, legumes e flores chegaram aos 2,5 mil milhões de euros em 2024, o triplo em pouco mais de uma década. A produção nacional ganhou reconhecimento nos mercados mais exigentes, apostou em certificação, inovação, digitalização, robotização e rastreabilidade. A evolução tem sido extraordinária e a presença na Fruit Logistica é uma das iniciativas fundamentais para abrir portas a novos clientes e explorar oportunidades de negócio com outras geografias”, diz Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.
Neste campo, Espanha, França, Países Baixos, Alemanha e Reino Unido surgem como os principais destinos das exportações portuguesas, sendo que os pequenos frutos, tomate de indústria e tomate fresco, citrinos e frutos secos são alguns dos produtos em destaque.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.