portugal fresh

Frutas e legumes portugueses crescem nos mercados internacionais

Nos primeiros nove meses do ano as exportações subiram 9% e ultrapassaram os mil milhões de euros, com Espanha a liderar o top 5 dos principais destinos.

As exportações de frutas, legumes e flores ultrapassaram os mil milhões de euros entre Janeiro e Agosto, mais 9% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados nesta terça-feira em Madrid pela Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, durante a Fruit Attracion, uma das principais feiras empresariais do setor.

Espanha lidera como principal destino da produção nacional e reforçou as suas compras de frutas, legumes e flores a Portugal. Nos primeiros nove meses do ano as exportações para este mercado somaram 283 milhões de euros, aumentando 6% (268 milhões no período homólogo). França, Holanda, Reino Unido e Alemanha são os países que mais compram produtos nacionais.

“É muito importante que Portugal seja reconhecido como uma geografia de referência na produção de frutas e legumes. Tem, a nível europeu, algo de único: a qualidade que o Atlântico nos garante e a possibilidade de produzir mais semanas por ano, em comparação com o resto dos países da latitude sul da Europa. Os resultados das exportações dos primeiros nove meses do ano vão ao encontro do que tem sido o crescimento médio registado entre 2010 e 2017, de 9%, coincidente com o que registámos agora, entre Janeiro e Agosto de 2019. Acreditamos que este crescimento é para continuar”, destaca, Gonçalo Santos Andrade, presidente executivo da Portugal Fresh. Até quinta-feira em Madrid, a Portugal Fresh dá a provar as frutas e legumes a potenciais clientes internacionais. No stand da associação estão representadas 46 empresas e organizações de produtores, o maior número de sempre. A área ocupada pela Portugal Fresh na Fruit Attraction também atingiu este ano uma dimensão recorde, chegando aos 600 metros quadrados.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: