A Câmara do Fundão abriu as candidaturas para a atribuição de um apoio financeiro para produtores de ovinos e caprinos daquele concelho.
Em nota de imprensa hoje enviada à agência Lusa, aquela autarquia do distrito de Castelo Branco presidida por Paulo Fernandes explicou que as candidaturas podem ser apresentadas até ao dia 30 de junho, no âmbito do Regulamento Municipal de Concessão de Apoio Financeiro Destinado ao Fomento da Produção Pecuária.
A Câmara especificou que os valores previstos de comparticipação são de até 15 euros por animal e de 0,10 euros por litro de leite produzido, sendo que os apoios concedidos abrangem a vertente da valorização da raça autóctone e visam um incremento e uma valorização permanente do efetivo.
“Este apoio foi criado com o intuito de fomentar a atividade de pastoreio extensivo em paisagem protegida e valorizar as raças autóctones”, vincou a autarquia.
O município detalhou que os apoios são atribuídos “a fundo perdido aos titulares de explorações agropecuárias, em regime de produção extensiva, existentes no concelho do Fundão”.
A medida também visa apoiar à fixação e rejuvenescimento da força de trabalho, contribuir para a sustentabilidade e redução do impacto negativo do constante aumento dos custos de exploração, assim como incentivar a reintrodução de ovinos da raça Merino da Beira Baixa e caprinos da raça Charnequeira.
A autarquia também destacou que a estratégia é conjugada com outro tipo de apoios e medidas, como é exemplo o protocolo assinado com a Associação de Produtores de Queijo do Distrito de Castelo Branco, que prevê a articulação entre as entidades para proceder à recolha dos leites produzidos na zona de paisagem protegida da serra da Gardunha, assim como a integração na Rede Europeia do Queijo (AREQ) e a participação no “Programa de Valorização da Fileira do Queijo DOP na Região Centro”, dinamizado pelo InovCluster.
As candidaturas podem ser realizadas no Gabinete de Agricultura e Desenvolvimento Rural, localizado no edifício da Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, de segunda a sexta-feira, entre as 09:00 e as 12:30 e entre 14:30 e as 17:00.