regadio

Gabinete do Agricultor de Águeda já captou mais de 713 mil euros em subsídios

O Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor (GMAA) já captou para o município de Águeda mais de 713 mil euros de subsídios e apoios ao investimento, revelou hoje a autarquia.

De acordo com os indicadores daquele serviço, criado há quatro anos pela Câmara de Águeda, o GMAA presta atualmente apoio a 505 agricultores de todo o concelho.

Por aquele gabinete municipal passaram 56 processos de legalização de 56 novas explorações agrícolas, atingindo uma cifra superior a 713 mil euros a totalidade de subsídios anuais e apoios ao investimento que conseguiu mobilizar para os agricultores de Águeda.

Segundo o presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida, “os números evidenciam que se trata de um serviço que beneficia de uma forma direta os cidadãos e que desempenha um papel de simplificador de processos burocráticos, para além de ser uma ajuda imprescindível para cativar apoios e fundos comunitários”.

 “Consideramos esta uma aposta estratégica para o setor primário do nosso concelho, disponibilizando um serviço que, de uma forma prática e acessível, apoia os agricultores e explorações agrícolas espalhadas pelo concelho”, afirma Jorge Almeida.

O gabinete conta com a colaboração da Confederação Nacional da Agricultura, com base num protocolo firmado com a autarquia, que permitiu ao GMAA ser parceiro do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P., podendo submeter candidaturas aos subsídios agrícolas anuais, bem como proceder à legalização de explorações agrícolas e pecuárias e ainda o controlo da movimentação de animais pecuários.

O GMAA tem também potenciado candidaturas a apoios ao investimento, sendo de destacar os projetos de beneficiação de regadio do Raivo e de Soutelo.

O regadio do Raivo contou com um investimento total de 127.743,32 euros, está já concluído e envolveu um total de 11,5 hectares, tendo beneficiado 56 agricultores, enquanto o de Soutelo, com um investimento superior a 146 mil euros, está em fase de contratação para a execução.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: