A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, em parceria com o Município de Góis, realiza na quinta-feira, sexta e sábado, em Góis, um curso para a utilização de máquinas de rasto na prevenção e extinção de incêndios rurais.
Esta formação tem como objetivo o “reforço dos sistemas transfronteiriços de prevenção e extinção de incêndios rurais”, refere a CIM da Região de Coimbra, numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.
O curso, que decorrerá naquela vila do interior do distrito de Coimbra, vai ser ministrado por dois formadores espanhóis provenientes da Fundação Pau Costa, uma organização sem fins lucrativos que se dedica à prevenção e gestão de incêndios rurais.
Trata-se de uma iniciativa no âmbito do projeto “FIREPCTEP”, cofinanciado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg VA Espanha-Portugal – Interreg (POCTEP) (2014-2020), no qual a CIM da Região de Coimbra é parceira.
A formação conta com a participação dos gabinetes técnicos florestais, serviços municipais de Proteção Civil e corpos de bombeiros da Região de Coimbra, num total de 60 elementos, entre técnicos florestais, elementos de comando e operadores de máquinas.