ma gorila-das-montanhas deu à luz gémeos, um “grande acontecimento” que foi descoberto no sábado, dia 3. O nascimento aconteceu no Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo (RDC).
O parque fica localizado numa zona devastada pelo conflito armado que decorre nesta zona do país, entre, sobretudo, o grupo rebelde M23, apoiado pelo Ruanda, e o exército congolês.
De acordo com uma publicação feita pela organização do parque, quando as crias, machos, foram descobertas “pareciam estar em condições saudáveis.”
A área em questão tem mais de 7.700 quilómetros quadrados e é também o parque nacional mais antigo de África. É nesta área que estão os últimos gorilas-da-montanha do mundo. Os conflitos entre os dois grupos estão a devastar a floresta e a contribuir para a destruição do seu habitat.
A organização do parque referiu ainda que a progenitora dos primatas, denominada por Mafuko, está a ser monitorizada. A mesma organização apontou que cuidar de gémeos pode ser desafiante, “particularmente, durante os primeiros meses quando as crias estão totalmente dependentes das suas mães para serem transportadas” e para tudo o resto.
Tal como a mãe, os gémeos estão a ser monitorizados pela organização do parque, por forma a que a sua sobrevivência seja garantida. Mafuko tem 22 anos e a sua mãe foi morta em 2007, por “pessoas armadas”, de acordo com o que explica o site.
“O nascimento desses gémeos representa um evento importante para a dinâmica da família Bageni [onde Mafuko está inserida, apesar de não ser a sua família biológica] e para os esforços contínuos de conservação, visando apoiar o crescimento da população de gorilas-das-montanhas, espécie ameaçada de extinção dentro do Parque Nacional de Virunga”, lê-se na nota.
Esta não é a primeira vez que Mafuko deu à luz, tendo já sido mãe de sete crias. E não é também a primeira vez que dá à luz gémeos, o que aconteceu em 2016. Estes gémeos morreram, no entanto, uma semana depois do nascimento.
A família onde Mafuko está inserida tem 59 gorilas e é a maior a viver naquele parque natural.
Leia Também: Jardim Zoológico celebra um Natal especial: Nasceu uma cria de chimpanzé