O Ministério da Agricultura Florestas e Desenvolvimento Rural lançou hoje um novo concurso destinado a apoiar jovens agricultores. Estão disponíveis cinco milhões de euros para fomentar a renovação e o rejuvenescimento das empresas agrícolas e aumentar a atratividade do sector agrícola junto dos jovens, promovendo o investimento, o apoio à aquisição de conhecimentos e a participação no mercado.
Financiado através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), o concurso agora lançado “Jovens Agricultores” (Ação 3.1 do PDR) abrange todo o território nacional e tem como destinatários jovens com idade entre os 18 e os 40 anos. Os apoios consistem num prémio à instalação sob a forma de subvenção não reembolsável.
Segundo o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, “o Governo está a dar prioridade à renovação e ao rejuvenescimento da agricultura, uma vez que 60% dos nossos agricultores têm mais de 65 anos”. Luís Medeiros Vieira considera que “o contributo dos jovens para o crescimento e modernização do setor tem sido determinante para o percurso que tem sido feito, um percurso de internacionalização e de crescimento, com uma dinâmica de competitividade ao mais alto nível”.
O PDR 2020, em execução, já apoiou a instalação de mais de 3.000 Jovens Agricultores. O investimento global associado é de 830 milhões de euros, a que corresponde um apoio público 427 milhões de euros.
As candidaturas podem ser apresentadas através de formulário eletrónico, disponível no Portal do PDR 2020 em www.pdr-2020.pt e estão abertas até ao dia 30 de abril.
Lisboa, 28 de março de 2019 List Ta