O Ministério da Agricultura e as confederações representativas do setor estão a avaliar a possibilidade de contratar trabalhadores de outros países para o setor agrícola português, face ao impacto da pandemia covid-19.
“Gostava também de dizer que estamos a trabalhar, nomeadamente com as confederações, para estudarmos a possibilidade de irmos buscar trabalhadores, que sejam necessários, […] a países estrangeiros”, afirmou a ministra da Agricultura, que falava aos deputados numa audição parlamentar na Comissão de Agricultura e Mar.
Conforme explicou a governante, a avançar, esta contratação, que surge em complemento às medidas já avançadas pelo executivo para fazer face à pandemia, estará dependente da garantia das condições necessárias para acolher os trabalhadores.
Por outro lado, terá que ser cumprido um período de confinamento antes do inicio da atividade, acrescentou a líder do Ministério da Agricultura, sem avançar mais detalhes.
A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 140 mil mortos e infetou mais de 2,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 450 mil doentes foram considerados curados.
Portugal regista 629 mortos associados à covid-19 em 18.841 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.
Relativamente ao dia anterior, há mais 30 mortos (+5%) e mais 750 casos de infeção (+4,1%).
Das pessoas infetadas, 1.302 estão hospitalizadas, das quais 229 em unidades de cuidados intensivos, e 493 foram dadas como curadas.