carne picada

Governo chinês liberta reserva de carne de porco face ao aumento dos preços

O preço médio da carne de porco na China aumentou 30% num mês. Em resposta, o governo chinês anunciou que vai aumentar as reservas governamentais e libertá-las em lotes. Outra medida passa pela libertação das reservas locais em todas as cidades conjuntamente.

O portal brasileiro Agrolink informa que o preço médio da carne suína no mercado atacadista agrícola chinês foi de 29,76 yuans (4,22 euros) por quilo no dia 1 de setembro, quase 10 yuans/kg acima no mesmo período de 2021.

Os dados do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China mostram que os preços da carne de porco caíram acentuadamente no primeiro trimestre de 2022. Os preços começaram a subir significativamente no segundo trimestre e atingiram um nível alto no terceiro trimestre.

Em julho, o preço atingiu os 29,10 yuans (4,13 euros) por quilo, um aumento de quase 8 yuans (1,13 euros) por quilo em relação a junho. Isso representa um aumento de 30,6% no mês.

O principal especialista no departamento de monitorização e alerta precoce do setor de suínos do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais, Wang Zuli, explicou que o atual aumento do preço se deve principalmente a fatores sazonais, como a época alta de festivais em que o consumo de carne de porco é comum e o ciclo de produção dos suínos.

O país ainda enfrenta o declínio na eficiência da suinicultura, resultante do surto de peste suína africana em 2018, e o aumento dos preços da alimentação animal.

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas: