governo

Governo cria Observatório de Preços «Nacional é Sustentável»

Foi publicado hoje, o despacho conjunto entre o Ministério da Agricultura e da Alimentação (MAA) e Ministério da Economia e Mar (MEM) que determina a constituição do Observatório de Preços «Nacional é Sustentável». O objetivo é o de contribuir para uma maior transparência em toda a cadeia de valor agroalimentar, acompanhar a sua evolução, e dotar as entidades competentes de um instrumento que permita monitorizar, avaliar e definir melhores políticas públicas nesta matéria.

O Observatório de Preços «Nacional é Sustentável» é criado junto do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), que deve garantir o apoio logístico e administrativo necessário ao funcionamento do Observatório e desenvolver parcerias, com a Direção-Geral das Atividades Económicas, as quais podem incluir a participação de outras entidades nacionais e europeias.

O Observatório tem por missão recolher e analisar informação ao nível da estrutura de custos, preços e margens de valor, identificando eventuais insuficiências que resultem das ferramentas disponíveis de observação do mercado, com vista a garantir uma monitorização eficaz da cadeia de abastecimento agroalimentar. Esta informação é indispensável para a elaboração de medidas políticas eficazes que visem contrariar os desequilíbrios existentes e potenciar a competitividade do setor.

Já está disponível a página web do «Observatório de preços da cadeia alimentar» alojada no sítio internet do GPP (Ver Aqui). O Observatório disponibiliza desde já dados sobre a evolução dos preços na produção, relativos aos 2 últimos anos, e diagramas de fluxos e circuitos comerciais das cadeias de valor para os vários produtos considerados no cabaz. Brevemente, esta informação será complementada com dados sobre os preços no consumidor e informação sobre estrutura de custos e proveitos nas diversas fases da cadeia de valor, o que permitirá ao observatório divulgar informação sobre a evolução dos preços e dos custos ao longo de toda a cadeia de valor alimentar.

Fonte: Governo


por

Etiquetas: