O plano de ação que está a ser desenvolvido pelo Executivo terá de ser apresentado até ao final de dezembro. O objetivo, entre outros, passa por requalificar infraestruturas existentes, nomeadamente barragens.
O Governo quer fechar até ao final do ano um plano de ação que ajude a prevenir cheias e secas e, nesse sentido, já terá identificado investimentos na ordem dos milhares de milhões de euros.
O jornal Público noticia, esta segunda-feira, que o Executivo liderado por Luís Montenegro trabalha no sentido de criar um plano de gestão dos recursos hídricos em território português.
O documento contemplará a reparação de várias infraestruturas existentes, nomeadamente barragens e condutas antigas, de forma a evitar descargas descontroladas.
Entre as medidas está também a construção de três novas barragens no Baixo Vouga, no rio Mondego e em Alportel, no distrito de Faro.
De acordo com a mesma fonte, o plano, que será preparado tendo em consideração o relatório do grupo de trabalho Água que Une, deverá implicar custos na ordem dos milhares de milhões de euros e terá de ser entregue até ao final de dezembro.