Valor dos prejuízos é “bastante superior” ao registado no ano passado. “Estamos a falar de desenas de milhões de euros”, diz ministro
O ministro da Economia e da Coesão Territorial revelou esta quinta-feira que os prejuízos dos incêndios este ano são já “bastante superiores” aos registados no ano passado, superando os 30 milhões de euros, e promete apoios “em dez dias ou menos”.
“Na região norte, os prejuízos são bastante superiores aos incêndios de 2024. O número de agricultores é muito maior, no ano passado creio que foram mil e tal, e o volume envolvido é também bastante superior ao ano passado. Eu diria, tranquilamente, três, quatro, cinco vezes mais do que o ano passado. Estamos a falar de algumas dezenas de milhões de euros”, adiantou Manuel Castro Almeida, após uma reunião com autarcas no Município de Sernancelhe.
Questionado sobre qual o valor exato, o ministro responde que “é arriscado dar um número, mas é acima de 30 milhões, com toda a certeza”.
O ministro estima que, só na região norte, venham a ser emitidos cinco mil pedidos de apoio por parte de pequenos agricultores, que terão de pedir um formulário na Câmara Municipal para poderem receber os apoios anunciados pelo Governo, em 1 de agosto.
“Na próxima semana, estarão disponiveis os formulários para fazerem candidaturas. Apresentam as candidaturas na Câmara Municipal, que [por sua vez], encaminha para a CCDR e a CCDR avalia e paga em 10 dias ou menos”, adiantou, em declarações aos jornalistas.
“Vamos ser muito rápidos porque essa é a principal missão”, compromete-se.