calamidade serra da estrela

Governo vai decretar situação de calamidade na Serra da Estrela

Governo vai decretar situação de calamidade na Serra da Estrela

No final da reunião em Manteigas para avaliar as necessidades e respostas integradas para estes concelhos após o incêndio na Serra da Estrela, a ministra da Presidência e o presidente da Câmara de Manteigas, em representação dos autarcas da Covilhã, Guarda, Celorico da Beira, Gouveia e Seia, falaram aos jornalistas.

“O Governo e os municípios estão articulados. [Esta reunião foi a] primeira de muitas e de muitas horas de trabalho que temos pela frente. (…) [A situação de calamidade] será decretado pelo Conselho de Ministros. [Quanto] aos calendários e aos territórios precisamos de fazer este diagnóstico, mas dará condições para que todos – Estado e autarquias – possam responder às necessidades deste território. Essa é garantia principal que aqui trouxemos, várias áreas do Governo, para mostrar que a intervenção aqui tem de ser integrada”, afirmou Mariana Vieira da Silva.

Antes, a ministra deixou uma palavra “de solidariedade e apoio a Manteigas, um dos mais afetados”, e aos restantes concelhos atingidos pelo “incêndio de grandes dimensões”, que consumiu “um quarto deste Parque Natural”. “Aquilo que procurámos trazer foi a garantia de que, em várias fases, procuraremos resolver todos os problemas”, vincou a governante.

No terreno, referiu, estão já em prática algumas medidas como “o apoio à alimentação animal, a recuperação e retirada de madeira queimada, bem como apoio social”. Mas, revelou Mariana Vieira da Silva, “nos próximos 15 dias será feito um levantamento de todos os danos e prejuízos”.

Será um trabalho conjunto que os “diferentes organismos com os municípios farão” e quando estiver concluído “o Governo aprovará o conjunto de respostas a este incêndio”, esclareceu a ministra da Presidência, garantindo que Governo e autarquias estão “articulados”.

Antes da declaração de Mariana Vieira da Silva, o autarca de Manteigas, Flávio Massano, explicou que o plano do Governo para a Serra da Estrela consiste em três fases. A primeira, de resposta imediata, e que já está no terreno, e em Setembro arrancará um grande plano de revitalização da região.

“Já há trabalho de campo, já estão a ser consolidadas e postas em prática várias medidas de curto prazo. (…) Para o futuro é preciso planear, é preciso fazer mais pela Serra da Estrela para que continue a ser um dos ativos mais importantes do centro do país e de Portugal. A partir de setembro passaremos para a segunda fase, depois de estabilizado todo o solo e todo o território, passaremos para a construção do grande plano de revitalização da Serra da Estrela”

Na reunião desta segunda-feira em Manteigas estiveram presentes além da ministra da Presidência, o ministro da Administração Interna, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, a ministra da Coesão Territorial e a ministra da Agricultura e da Alimentação.

Veja a reportagem em SIC Notícias.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: