exportações barco

Greve nos portos ameaça abastecimento de bens essenciais

Paralisação convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Administrações Portuárias, em vigor até ao final de janeiro, está já a afetar importações e exportações

A greve nos portos portugueses está a ameaçar o abastecimento de bens essenciais e a paralisar importação e exportação. Os alertas são dos empresários, que esta quinta-feira denunciam uma “sangria económica” e pedem ao Govero uma resolução urgente.

Em causa está a paralisação de vários dias, convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Administrações Portuárias na semana passada, que se prolonga até 30 de janeiro em vários portos do país.

A Associação Empresarial de Portugal enviou ao Governo, juntamente com outras seis entidades, uma carta onde alerta para os prejuízos que esta greve está a provocar nas empresas e na economia.

Já os trabalhadores, operadores e clientes do Porto de Leixões avisam que as importações e exportações estão já a sofrer bloqueios.

“Os utilizadores dos portos nacionais com maior capacidade já estão a desviar carga para Espanha e para outros portos internacionais”, mas a maioria dos operadores económicos não tem essa possibilidade, por isso estão “neste momento paralisados”, indicam.

O Porto de Leixões, devido às suas características físicas, será um dos piores casos: está em “encerramento total”, sem entrada nem saída de navios.

Greve já afeta abastecimento

A Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares avisa que esta paralisação “está […]

Continue a ler este artigo em Rádio Renascença.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: