Publicado em 15 de Abril, 2025
O Município da Guarda vai assinalar os 51 anos do Dia da Liberdade com um conjunto de iniciativas a decorrerem de 24 a 28 de abril. O programa das comemorações inclui a inauguração de obras de requalificação na cidade e no concelho, da creche de Gonçalo, de um percurso pedestre e apresentação de livros. A data será ainda assinalada com uma homenagem às 43 Juntas de Freguesia do concelho e um concerto de Rodrigo Leão no Teatro Municipal da Guarda.
O ponto alto das comemorações do 51º aniversário de Abril será dia 25 (sexta-feira) com a Sessão Solene Comemorativa, a decorrer na Sala António de Almeida Santos, pelas 10h45. A cerimónia conta com a participação do Conservatório de Música de São José. Na ocasiãoserão homenageadas as 43 Juntas de Freguesia do concelho, com a atribuição de medalhas de honra do Município – Grau Prata. A distinção será uma homenagem ao poder local através do qual foi possível dotar as aldeias com infraestruturas básicas, equipamentos públicos nas áreas da saúde, educação, segurança, entre tantas outras estruturas que contribuíram para o desenvolvimento urbanístico, económico, social de todo o concelho.
O dia que celebra a Liberdade começa com uma Arruada, pelas 10h00, com a participação da Banda Filarmónica de Famalicão da Serra, Grupo de Percussão de Valhelhas e Grupo de Percussão de Gonçalo. O percurso será acompanhado pela representação teatral Florista de Abril – Celeste Caeiro por Marina Brazete. Ainda antes da sessão solene será inaugurada, nos Paços do Concelho, pelas 10h40, aexposição “E Depois de Abril, Sonhos Mil”, com trabalhos de alunos do 1º ciclo, Jardins de Infância das redes pública e privada e das IPSS do concelho.
Durante a tarde do dia 25 serão inauguradas as obras de requalificação da Avenida Cidade de Bejar e zona envolvente; as obras de requalificação de ruas no Bairro do Torrão e as obras de requalificação de vias municipais em Sobral da Serra, no troço Corujeira/Trinta – Barragem do Caldeirão e em Famalicão da Serra. Pelas 18h30 será inaugurada a Creche do Centro Escolar de Gonçalo. À noite, Rodrigo Leão sobe ao palco do Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda para apresentar o espetáculo “Os Portugueses – O Rapaz da Montanha”, que contará com um momento de homenagem a José Mário Branco e José Afonso.
No dia seguinte, sábado dia 26, será inaugurado pelas 10h00 o Percurso Pedestre – Rota da Quinta da Taberna, na freguesia de Videmonte. À tarde serão apresentados livros alusivos aos 50 anos de Abril, no espaço ExpoEcclesia.
Serão apresentadas as obras “A Guarda e os 25 de Abril: Memória(s) e Desafios”- coletânea; “Uma Porta para a Liberdade, o Ser e o Agir: Breve Biografia de Luís Erse Baeta de Campos”, “Cândido da Conceição Pimenta: O Resistente” e “Augusto José Monteiro Valente, Major-General do Exército Português (1944-2012), Capitão de Abril: Republicano, Cidadão e Historiador”. Na ocasião terá lugar umaHomenagem a João José Gomes, com a participação do Coro de Câmara MeloVox, do Grupo Coral de Maçainhas.
No domingo, dia 27, o Centro Cultural da Guarda apresenta o espetáculo “Comemorar Abril”, pelas 16h00, no Auditório do Paço da Cultura. E na segunda-feira, dia 28, haverá Festa do Futebol Feminino Distrital no Campo do Zambito entre as 9h00 e as 14h00.
De referir ainda que este programa comemorativo dos 51 anos da Revolução dos Cravos se inicia no dia 24 de abril com a inauguração da sede da Divisão do Ambiente da Câmara Municipal da Guarda, na Rua Dom Sancho I, no coração do Centro Histórico da cidade.
O programa completo está disponível em www.mun-guarda.pt
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.