Vídeo “ReNascer Pedrogão” mostra revitalização promovida pela Celpa na região atingida pelos incêndios há cinco anos.
“Não é mais um plano, não é mais um projeto vendido. Há obra, obra feita. Não está esquecido numa gaveta.” O depoimento de Tânia Ferreira, da Associação dos Produtores Florestais do Concelho de Pedrógão Grande é um dos vários testemunhos que podem ser vistos no vídeo “ReNascer Pedrógão”, produzido pela Celpa – Associação da Indústria Papeleira, com o qual esta organização está a dar a conhecer o projeto ímpar de revitalização da floresta assolada pelos incêndios de 2017.
Passados quase cinco anos sobre os fogos no concelho, o projeto “ReNascer Pedrogão” está a avançar no terreno e o vídeo agora lançado mostra o que já foi feito com o objetivo de ajudar a recuperar e melhorar a floresta, a otimizar e facilitar a sua gestão, a estimular o investimento e a biodiversidade dos povoamentos, bem como a contribuir para a diminuição dos riscos associados aos incêndios naquele território.
Desde 2021, foram rearborizados cerca de 130 hectares de floresta ardida com várias espécies, entre as quais pinheiro-bravo, eucalipto, medronheiros e carvalhos, obedecendo às melhores práticas adaptadas ao minifúndio. Simultaneamente, foram construídos ou beneficiados 54 quilómetros de caminhos e aceiros.
No vídeo são apresentados os testemunhos de quem assiste e de quem participa no projeto da Celpa. Como por exemplo o de Tânia Ferreira, mas também o de Alda Coelho, proprietária florestal: “Nunca tivemos apoios de ninguém e este foi o primeiro que apareceu. A Celpa, através da APFLOR, dirigiu-se a nós e nós aceitámos de boa vontade, de mãos abertas. Viessem mais assim.”
Veja o vídeo aqui, para conhecer melhor a forma como a floresta está a renascer em Pedrógão:
https://www.youtube.com/watch?v=BWPuRpaITHQ
O artigo foi publicado originalmente em Produtores Florestais.