Aumentar o consumo de abóbora é o objetivo da iniciativa da Love Butternut, associação de produtores deste vegetal
3300 alunos foram desafiados a decorar uma abóbora manteiga e cozinhar, depois, uma “Pizza Terrorífica”
115 mil abóboras com o selo da campanha vão estar à venda nas principais cadeias da grande distribuição
“Sou terrivelmente deliciosa!”. Para celebrar o Halloween sem desperdício alimentar, a Love Butternut, associação de produtores de abóbora, lança uma campanha que, não só chega às principais cadeias da grande distribuição, como envolve mais de 3300 alunos.
Valorizar a abóbora nacional, impulsionar o consumo deste vegetal e combater o desperdício alimentar são os objetivos desta iniciativa.
Ao longo de toda a semana, mais de 3300 crianças de 59 escolas das regiões do Ribatejo e do Oeste, são desafiadas pelos produtores a pintar e decorar abóboras nas salas de aula, assim como a utilizar a mesma abóbora para confecionar uma receita em casa. A abóbora manteiga tem a pele dura e impermeável, característica que permite decorá-la com qualquer tipo de material sem que a polpa seja contaminada.
Em parceria com o 41º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, haverá ainda um concurso específico para as escolas deste concelho. No dia 31 de outubro, as abóboras melhor decoradas prometem aterrorizar o mais antigo festival gastronómico do país e a mais terrorífica será eleita pelo júri como a grande vencedora.
Em simultâneo, e até 1 de novembro, 115 mil Abóboras Butternut produzidas em território nacional por 13 produtores, vão estar à venda nos principais hipermercados e supermercados, como Continente, Pingo Doce/Recheio, Auchan ou Dia (supermercados aderentes), ostentando uma etiqueta especial que desafia os consumidores a participar no concurso “A Abóbora Mais Terrorífica”. Basta ler o QR Code e enviar uma fotografia de uma abóbora manteiga decorada.
Esta campanha estará também nas redes sociais, com a participação de influencers nacionais que vão mostrar que é possível celebrar o Halloween sem desperdício alimentar.
A Love Butternut é uma associação que une produtores de abóbora portugueses e espanhóis e tem como missão promover o consumo deste vegetal, as suas propriedades para a saúde e a sua versatilidade na cozinha.
Portugal é o terceiro maior produtor de abóbora da Europa, logo atrás de Espanha e França. O volume de produção é de 60 mil toneladas e 90% da abóbora Butternut é destinada à exportação.
Love Butternut no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém
Programa
11h00 – Atividade com as crianças no Espaço Infantil do Festival.
11h30 – Entrega do Prémio “A Abóbora Mais Terrorífica”, para escolas do distrito de Santarém.
12h00 – Showcooking com Rodrigo Castelo e Mimi Castelo: Pizza de Abóbora
Fonte: Love Butternut