ICNF abre seis vagas de voluntariado no Centro de Reprodução do Lince-ibérico em Silves

image
Share this…

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) abriu seis vagas para voluntariado no Centro Nacional de Reprodução de Lince-ibérico (CNRLI), localizado em Silves, no distrito de Faro.

Segundo o ICNF, estão disponíveis duas vagas para o período entre fevereiro e abril e outras quatro entre maio e julho, destinadas à integração na equipa de Etologia e Videovigilância do centro. Os voluntários irão acompanhar as equipas técnicas na observação e no registo comportamental dos linces durante a época de reprodução, recebendo formação específica para o desempenho destas funções.

O instituto procura “pessoas motivadas, preferencialmente com formação nas áreas das ciências naturais, da etologia ou das ciências do comportamento”, refere o ICNF, acrescentando que o alojamento será assegurado gratuitamente nas instalações do CNRLI. Está igualmente previsto o pagamento de um valor diário correspondente ao subsídio de refeição, no montante de seis euros por dia de trabalho, bem como a cobertura por seguro de acidentes pessoais.

Em funcionamento desde 2009 e sob coordenação do ICNF, o Centro Nacional de Reprodução de Lince-Ibérico foi criado no âmbito do projeto de reintrodução da espécie na natureza. De acordo com o instituto, o CNRLI tem como missão “contribuir ativamente para o Programa de Conservação Ex Situ e para a recuperação das populações de lince-ibérico em liberdade”, através da criação em cativeiro, preparação e libertação de exemplares destinados à reintrodução.

Só em 2025 nasceram 11 crias no centro de Silves. Desde a sua criação, o CNRLI registou o nascimento de 181 linces, dos quais 114 já foram reintroduzidos em vários pontos da Península Ibérica.

As candidaturas ao programa de voluntariado devem ser enviadas para o endereço eletrónico [email protected].

Leia também: Reabilitação urbana em Silves com candidaturas abertas a dois programas municipais

Continue a ler este artigo no Postal do Algarve.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: