Na sequência da fusão da DS Smith com o grupo International Paper, Ignacio Monfort Guasch foi nomeado como Managing Director das operações de packaging da “DS Smith, uma empresa da International Paper” na nova sub-região South West EMEA [Europe, Middle East and Africa]. Esta sub-região vai abranger 5.000 colaboradores, 50 fábricas e todas as operações em Espanha, Portugal e Marrocos.
Segundo um comunicado da empresa, Ignacio Monfort terá a «missão» de «consolidar e continuar a expandir a posição de liderança da empresa, potenciando as sinergias e as oportunidades que a combinação entre a DS Smith e a International Paper oferece neste triângulo estratégico de países». O Managing Director das operações de packaging na nova sub-região South West EMEA conta com uma trajectória de mais de duas décadas como alto executivo nos sectores do cartão canelado e do packaging, com a empresa a destacar que «reúne a capacidade, a experiência e a visão para liderar o novo salto à frente da empresa».

O executivo integrou a DS Smith em 2015, quando a empresa entrou no mercado ibérico e tem estado à frente da actividade em Espanha e Portugal desde 2018 até à actualidade. O comunicado salienta que, «durante este tempo, liderou o seu crescimento até se tornar uma empresa líder em soluções de packaging sustentáveis». «Sob a sua direção, a DS Smith Ibéria reforçou o seu compromisso com a economia circular, desenvolvendo soluções de packaging inovadoras e sustentáveis para os clientes e optimizando as suas operações para reduzir a pegada de carbono e incrementar a eficiência em toda a cadeia de fornecimento», assinala.
A propósito desta nomeação, Ignacio Montfort referiu que «é uma satisfação e um desafio apaixonante liderar esta nova etapa da empresa em Espanha, Portugal e Marrocos». «Na EMEA, somos agora “DS Smith, uma empresa da International Paper”, o que reforça ainda mais a nossa proposta de valor: consolida a nossa experiência, soma capacidades, amplia a distribuição geográfica das nossas fábricas e aumenta a gama de soluções que podemos oferecer aos clientes», indicou.
Ignacio Monfort defendeu também que, «num contexto marcado pelas novas tendências de consumo, pela reconfiguração do comércio global e pela nova regulamentação europeia sobre embalagens, a DS Smith desempenha um papel decisivo no avanço para a economia circular». «Estamos na melhor posição para crescer em sectores onde a inovação em packaging sustentável é fundamental: desde o Grande Consumo, com categorias essenciais como a alimentação e outros bens de consumo massivo, até à Indústria, abrangendo áreas como a automóvel, a farmacêutica ou a electrónica, além do pujante canal do e-commerce.»
A International Paper – com sede nos Estados Unidos, operando em mais de 30 países e «líder mundial em soluções de packaging sustentável», explica a empresa – adquiriu em 2025 a DS Smith – «um fornecedor líder a nível mundial de packaging sustentável à base de fibra, apoiado por operações de reciclagem e de fabrico de papel» –, «criando um líder da indústria focado nas atractivas e em crescimento regiões da América do Norte e EMEA». A empresa afirma ainda que «a combinação entre a DS Smith e a International Paper deu origem a um líder global em soluções de packaging à base de fibra, com um grande posicionamento em sectores-chave como o grande consumo, a indústria e o e-commerce».
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.
