Vamos juntar ciência, natureza, gastronomia e cultura.
As III Jornadas Micológicas de Monção têm como objetivo promover o conhecimento e a conservação do património micológico da região, propondo aos participantes um valioso contacto direto com a biodiversidade do nosso território e a proximidade a um património natural excecional.
O programa, com início às 9h00, no Parque da Senhora da Vista, em Pias, engloba passeio micológico, piquenique partilhado, oficinas de identificação e catalogação das espécies recolhidas, e atividades de identificação de espécies ceia micológica,
Referência para a palestra sobre a importância ecológica dos cogumelos no meio ambiente, da autoria de Marisa Castro, professora universitária, especialista e investigadora, com livros publicados sobre esta temática.
Com organização da Associação de Caça e Pesca Margens do Gadanha e colaboração da Câmara Municipal de Monção e juntas de freguesia de Barroças e Tias e Pias, a iniciativa conta com o apoio da Adega Cooperativa de Monção, Associação Micológica “A Pantorra” e Quinta Vila Nova. Agroturismo.
As jornadas micológicas têm como finalidade sensibilizar a população para a importância ecológica dos cogumelos, incentivar práticas de colheita responsáveis e aproximar a comunidade do estudo da micologia. Sem dúvida, constituem uma oportunidade extraordinária para conhecer o fascinante universo dos fungos. Será um encontro mágico com a natureza e com o lado mais secreto deste final do outono.
Inscrições
(Até dia 11 de dezembro)
Programa
9h00 – Briefing da atividade – Parque da Senhora da Vista (Pias)
9h30 – Saída para o passeio micológico
12h30 – Regresso ao Parque da Senhora da Vista
13h00- Piquenique partilhado
15h00 – Saída para a Quinta de Vila Nova – Agroturismo
15h30 – Oficinas de identificação e catalogação das espécies recolhidas
18h00 – Saída para a Escola Básica de Pias
19h00 – Comunicação: Importância Ecológica dos Cogumelos no Meio Ambiente (Professora Doutora Marisa Castro)
20h00 – Ceia Micológica
22h30 – Encerramento das Jornadas
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.