incendio

“Incêndio excecional”. Fogo em Silves atingiu os 2400 metros por hora

O comandante operacional distrital Richard Marques fez o ponto de situação do incêndio em Silves, neste momento em fase de resolução. O responsável falou num “incêndio excecional” devido às difíceis condições de combate que proporcionou.

O incêndio em Silves caracterizou-se “por inúmeras projeções em simultâneo, algumas das quais registadas a mais de dois quilómetros da frente do incêndio”, relatou.

Segundo Richard Marques, “estas projeções, face ao rápido desenvolvimento da sua capacidade de propagação, desenvolveram frentes em poucos minutos”, o que também se deveu à “desidratação da vegetação” no local.

“O primeiro desafio foi a intervenção dos meios aéreos. Estamos a falar de uma área que tem muitas linhas elétricas de média tensão, o que limitou em muito” a atuação desses meios, adiantou o comandante operacional distrital.

Entretanto “juntaram-se outros desafios”, nomeadamente a velocidade de propagação do incêndio, que no seu pico atingiu os 2400 metros por hora, “muito acima daquilo que é a progressão do incêndio em contexto normal”.

“Estamos a falar de um incêndio excecional”, vincou.

Veja a reportagem em RTP.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: