Incêndio florestal fecha aeroporto de Marselha e coloca cidade sob aviso

image

Desde as 11h00 (hora continental portuguesa) alguns voos têm sido desviados para outras cidades. Por exemplo, Nice, Nîmes e outros aeroportos regionais. 

O aeroporto fica a 25 kms do centro de Marselha.

O incêndio começou numa zona florestal em Pennes-Mirabeau, ‘às portas’ de Marselha, e está a alastrar rapidamente devido ao vento forte.

Os bombeiros afirmam que “as condições no terreno são desfavoráveis, a velocidade de propagação do fogo” é elevada

As chamas já atingiram 30 hectares, referem os bombeiros de Bouches-du-Rhône citados pelo jornal Le Monde.

Estas condições levam as autoridades de Marselha a pedir aos moradores para permanecerem em casa e fecharem portas e janelas.

Ainda no sul de França, outro incêndiodestruiu mais de 2.000 hectares de floresta nos arredores de Narbonne. Vários moradores tiveram que ser retirados de casa, as autoridades contam, esta terça-feira, que algumas foram atingidas pelas chamas.

Mais de mil bombeiros foram mobilizados, cinco sofreram ferimentos leves, e os responsáveis locais registaram três incêndios florestais no espaço de uma semana.

O incêndio “continua ativo”, muitas pessoas ficaram presas na A9, que liga França e Espanha.

Algumas passaram a noite nos carros e 150 pessoas estão alojadas no parque de exposições de Narbonne, outras em salões ou ginásios de comunidades vizinhas.

O incêndio em Narbonne começou por volta das 15h00 locais de segunda-feira numa propriedade vinícola. Não se sabe o que terá provocado as chamas que se espalharam rapidamente por causa do vento forte.

Veja a reportagem na RTP.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: