comunicações

Incêndios: Altice diz que impacto é pouco significativo mas tem equipas de prevenção

A Altice Portugal disse hoje que o impacto dos incêndios na sua infraestrutura é pouco significativo, adiantando ter colocado de prevenção mais de uma centena de técnicos especializados a nível central e local.

“A Altice Portugal acionou, desde que foi comunicado o alerta vermelho pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o seu Gabinete de Crise, e está ativamente a colaborar com todas as autoridades, tendo inclusive colocado de prevenção mais de uma centena de técnicos especializados, quer a nível central, quer a nível local”, adiantou hoje a empresa em comunicado.

Segundo a empresa, as equipas de supervisão estão a monitorizar e a acompanhar de perto a situação dos incêndios, com especial atenção para a zona centro do país.

“As equipas operacionais estão prontas a atuar no terreno para avaliar os serviços afetados e repor o normal funcionamento assim que possível e em coordenação direta com as autoridades por razões de segurança de acesso aos locais. Neste momento o impacto nas infraestruturas não é significativo sendo apenas pontual”, é referido na nota.

Na terça-feira, também a Vodafone Portugal disse que o impacto dos incêndios na sua infraestrutura é pouco significativo, afirmando ter equipas disponíveis para atuar com rapidez na resolução de falhas detetadas e desde que haja autorização para aceder aos locais afetados.

“Face à atual situação é inevitável que algumas das nossas infraestruturas sejam afetadas pelos incêndios em curso, seja por via da perda de energia ou da perda de ligações”, disse à Lusa fonte oficial da Vodafone Portugal, salientando, contudo, que “o impacto desta situação é pouco expressivo”.

Em resposta enviada à Lusa, também a NOS referiu ter detetado “falhas pontuais”, nas comunicações nas zonas afetadas pelos incêndios, com impacto “pouco expressivo”, adiantando estar a acompanhar “muito de perto a situação”.

Na sequência dos incêndios que afetam os distritos de Leiria e Faro, tem havido queixas de falhas ou dificuldade nas comunicações.

De acordo com dados disponíveis no ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 12:00, estavam em curso 14 incêndios, que mobilizavam 1.368 operacionais, com o apoio de 401 veículos e 15 meios aéreos.

À mesma hora, mais de 2.786 operacionais combatiam 55 incêndios – entre fogos em curso, resolução e conclusão – em Portugal continental, com o auxílio de 835 veículos e 20 meios aéreos.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: