Incêndios: fim-de-semana de teste – João Camargo

Este fim-de-semana há condições para tudo correr mal de novo. Podemos ter sorte desta vez, mas um Verão quente – que é o nosso futuro – colocará a nu, para toda a sociedade ver, que nada melhorou em relação em 2017.

Este fim-de-semana as temperaturas chegarão aos 40ºC em vários locais do país, havendo até previsões internacionais de serem atingidos os 45ºC em alguns lugares. No Sul de Espanha, as temperaturas podem aproximar-se perigosamente dos 50ºC. Desde 2017, apesar dos recordes globais de temperatura, Portugal tem beneficiado de verões relativamente amenos. Não será assim no futuro e o teste sobre o nível de despreparo do território e meios começará agora. Se em 2017 podíamos falar de condições adversas e relativamente alheias ao governo, hoje não é assim: António Costa é actualmente o responsável máximo pelo estado de degradação florestal em Portugal.

O risco de incêndio será máximo em vários locais do país este fim-de-semana, fruto das elevadas temperaturas. Para salvar o capitalismo, governos e empresas provocam deliberadamente a continuação e até o aumento de emissões de gases com efeito de estufa em vez de cortar as emissões a meio […]

Continue a ler este artigo no Público.


por

Etiquetas: