O incêndio que começou na sexta-feira no concelho de Pombal e que se estendeu a Ansião, distrito de Leiria, foi considerado em resolução às 08:30 de hoje, disse à agência Lusa o 2.º comandante distrital de operações de socorro.
“O incêndio em Ansião está em resolução desde as 08:30. Decorrem trabalhos de consolidação de pontos quentes e uma vigilância ativa em todo o perímetro”, afirmou Ricardo Costa.
De acordo com o 2.º comandante distrital, pelas 10:00 encontravam-se no teatro de operações 343 operacionais, apoiados por 109 viaturas e um meio aéreo.
“O meio aéreo está a fazer rescaldo numa zona inacessível a meios terrestres”, explicou Ricardo Costa, esclarecendo que o perímetro do incêndio engloba os concelhos de Pombal, Ansião e Alvaiázere.
O incêndio teve início às 14:50 de sexta-feira numa zona florestal e agrícola na povoação de Vale da Pia, freguesia de Abiul, no concelho de Pombal.
Mais tarde, as chamas acabaram por chegar ao concelho vizinho de Ansião.
Portugal continental entrou às 00:00 de hoje em situação de contingência, que deverá terminar às 23:59 de sexta-feira, mas que poderá ser prolongada caso seja necessário.
A declaração da situação de contingência foi decidida devido às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para o agravamento do risco de incêndio, com temperaturas que podem ultrapassar os 45º em algumas partes do país, segundo disse, no sábado, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.
Devido à situação de risco, Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e a Comissão europeia mobilizou, no domingo, dois aviões espanhóis para combater os incêndios no território português.