incendio

Incêndios: Sintra assina protocolos com entidades para detetar fogos na fase inicial

A Câmara de Sintra assinou hoje protocolos com diversas entidades para a instalação no concelho de um sistema que permitirá detetar precocemente colunas de fumo, no âmbito da defesa da floresta contra incêndios, revelou a autarquia.

Numa nota, a Câmara Municipal de Sintra (CMS) destaca que os protocolos, no valor global de 50.000 euros, vão apoiar “a defesa dos povoamentos florestais do concelho através da manutenção dos postos de vigia e apoio ao trabalho desenvolvido no combate a incêndios, como é o caso da deteção precoce de colunas de fumo”.

Os postos de vigia estão localizados na Pedra Amarela, Nafarros, Alcoitão e Belas, junto a perímetros florestais do concelho, permitindo a vigilância de todo o território, revela a Câmara Municipal.

“Com estas medidas, Sintra pretende conseguir detetar e combater incêndios na sua fase inicial, sendo a vigilância mantida por toda a época estival tendo em conta indicadores variáveis como o clima. Além da preservação da fauna e flora existente, pretende-se também a segurança das populações locais e do património existente”, acrescenta a autarquia.

Os protocolos foram assinados entre a câmara e a Parques de Sintra – Monte da Lua, a Planbelas – Sociedade Imobiliárias, a Guarda Nacional Republicana e Associações Humanitárias de Bombeiros de Belas, Almoçageme, Colares, S. Pedro de Sintra e Sintra.

Citado na nota, o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, destaca o “território vasto e de características únicas” do concelho, que abrange as Serras de Sintra e da Carregueira, entre outros espaços florestais e rurais, que merecem “especial atenção” na prevenção de fogos florestais.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: