A Câmara de Valença, no distrito de Viana do Castelo, reforçou os Bombeiros Voluntários da cidade, com a segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP), num investimento global de 68.800 euros, por ano, foi divulgado.
Em comunicado enviado às redações, a autarquia explicou que a EIP atual “implica um investimento anual de 34.400 euros, que corresponde a 50% dos encargos”.
“Com esta nova EIP, o Município vai duplicar o valor a atribuir à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valença” no que concerne ao funcionamento destas estruturas.
Segundo a autarquia, “o protocolo que permitirá o avanço desta nova equipa já foi assinado entre a câmara municipal, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)”.
As “EIP são constituídas por um chefe de equipa e por quatro bombeiros”, sendo que estes “operacionais profissionais atuam no âmbito do sistema de proteção civil e desempenham as missões atribuídas aos corpos de bombeiros”.
“Trata-se de profissionais com um elevado grau de especialização e com competências em valências diferenciadas para atuarem em diferentes cenários. Com esta nova equipa, Valença espera ter uma resposta reforçada no sistema de proteção e socorro a pessoas e bens”, adianta a nota.
A criação das Equipas de Intervenção Permanente depende da manifestação de interesse das Associações Humanitárias e da concordância da câmara municipal que deverá assegurar parte do financiamento das mesmas.
No conjunto de todo o país, registaram-se 160 candidaturas para a criação destas equipas, tendo sido aprovadas 100 e rejeitadas 60.
No distrito de Viana do Castelo, foi aprovada a constituição de 10 EIP.
Com uma área total de 222 mil hectares, 162 mil hectares de área florestal, o distrito de Viana do Castelo é composto por 208 freguesias, 99 das quais (8,9% do total do país) são consideradas prioritárias na prevenção de fogos florestais e onde estão identificados 1.185 lugares prioritários.
O distrito de Viana do Castelo conta com 11 corporações de bombeiros voluntários, sendo que o concelho de Caminha é o único que tem duas destas corporações. Já Viana do Castelo, além de uma corporação de bombeiros voluntários, dispõe de um corpo de bombeiros sapadores.
De acordo com dados fornecidos em janeiro de 2021 à Lusa pelo Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Viana do Castelo, Marco Domingues, as 11 corporações de bombeiros voluntários da região integram 662 elementos.