Segundo dados do INE, os preços dos alimentos continuam mesmo a subir. Em Portugal, a subida é superior à da zona euro.
A subida de preços em Portugal voltou a ser muito elevada em fevereiro: a taxa de inflação está nos 8,2%. O preço da energia está a cair, mas os alimentos estão cada vez mais caros. Em produtos como carne, peixe, fruta e legumes a inflação já ultrapassa os 20%.
A inflação terá ficado, em fevereiro, nos 8,2%, um nível historicamente elevado. No mês homólogo, a inflação era de 4,2%. Já estava a aumentar, antes da guerra e, a partir daí, foram oito meses a subir a pique.
Primeiro, devido ao preço da energia. Mas, agora a subida está relacionada sobretudo com fatores internos, como a habitação e os alimentos.
Os dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que, em fevereiro, nos produtos alimentares não-transformados – como a carne, o peixe, a fruta e os legumes – a inflação já ultrapassa os 20%.
Os preços continuam mesmo a subir e, em Portugal, mais do que na zona euro. Sobretudo nos ovos, no leite e na fruta. E não mostram sinais de abrandar. Na verdade, seriam necessários vários meses com os preços a cair para que o custo de vida voltasse a ser o mesmo que era há um ano.
Esta terça-feira, foram também conhecidos os dados que confirmam que a economia portuguesa cresceu 6,7% no último ano – o que representa o valor mais alto dos últimos 36 anos.