Agrival

Inflação e IVA obrigam a bilhetes mais caros no regresso da Agrival em Penafiel

A Agrival, Feira Agrícola do Vale do Sousa, em Penafiel, regressa em agosto, após dois anos de interrupção devido à covid-19, com os ingressos mais caros devido à inflação e ao IVA, foi hoje revelado.

“Verifica-se um aumento muito acentuado da inflação, que globalmente tem um impacto na nossa Agrival superior a 20%”, afirmou o presidente da câmara, Antonino Sousa, na apresentação do certame.

Segundo o autarca, em declarações aos jornalistas, além “desse aumento muito acentuado de todos os preços de montagem da feira e serviços que são necessários (cerca de 100 mil euros, segundo números da organização), há o aumento do IVA nos ingressos, que passou de 6% para 23%”.

“Esse é um valor que vai diretamente para os cofres do Estado e que os visitantes terão de assumir”, referiu, criticando o Governo pelo aumento do imposto.

Antonino Sousa admitiu, por isso, tratar-se do “aspeto mesmo positivo da Agrival 2022”, que decorreu, prosseguiu, da realidade que o país está a viver”.

Os bilhetes passarão a custar cinco euros (custavam três euros), uma correção que ocorre para “poder acomodar estes aumentos”.

O autarca recordou que o valor dos bilhetes estava inalterado há 15 anos, acrescentando que, apesar deste aumento, a “Agrival tem o valor de entrada mais baixo de todos os certames do país deste género”.

“Queremos que a Agrival seja sustentável, ela tem sido nas últimas edições e vai continuar a ser”, destacou.

A Agrival vai cumprir a sua 41.ª edição, decorrendo no parque de exposições e feiras de Penafiel, de 19 a 28 de agosto.

Na edição de 2019, cerca de 160 mil pessoas visitaram a feira.

Como habitualmente, o setor agropecuário estará representado com vários expositores do mundo rural no recinto, complementados por stands de outros setores de atividade, nomeadamente comércio e serviços, e também o artesanato.

A organização indica que estarão presentes 350 expositores, preenchendo a totalidade da área disponível.

A mostra de gastronomia mantém-se no certame, com vários restaurantes de vários pontos do país, estreando este ano a região dos Açores.

Entre as novidades este ano conta-se a introdução de torniquetes na entrada, para “uma maior segurança e controlo dos acessos, permitindo saber quantas pessoas estão na feira”.

Além disso, só será permitido o ingresso até às 01:30 da madrugada, por razões de segurança, em contexto de pandemia.

“Pretendemos evitar aglomerados excessivos para evitar fatores de risco para o certame. No demais, será articulado com as autoridades de saúde”, indicou, quando questionado sobre os cudados a adotar devido à pandemia.

Outra novidade é que as famílias numerosas (com três ou mais filhos) terão entrada gratuita na Agrival, o que também acontecerá com os bombeiros voluntários e os idosos do concelho de Penafiel.

Antonino Sousa destacou o cuidado que houve na preparação de um cartaz de espetáculos “muito diversificado”, hoje apresentado, “para que todos possam encontrar o seu estilo musical”.

Todas as noites haverá no palco principal a atuação de artistas nacionais conhecidos do grande público.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: