O rendimento das atividades agrícolas das mulheres na Costa do Marfim é multiplicado por até quatro vezes com a intervenção da Ação Financeira Afirmativa para as Mulheres em África (AFAWA) e a plataforma digital “BuyFromWomen”, revelaram hoje estes organismos.
Estatísticas do Fórum Económico Mundial mostram que as mulheres produzem mais de 70% dos alimentos para consumo doméstico e venda nos mercados locais, na Costa do Marfim, referiram em comunicado, salientando que por isso “é essencial assegurar a sua inclusão financeira e reforçar a sua capacidade de desenvolver as atividades”.
Para mostrar o efeito das ações que desenvolve, a AFAWA, uma iniciativa do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), apresentou o caso concreto do grupo de 60 pequenas produções reunidas na cooperativa “Les Moissonneurs”, que tinha falta de equipamentos para colher os produtos e dificuldades em vender nos mercados locais e supermercados da região de Abidjan, a capital.
Além disso, o desconhecimento de boas técnicas de produção e a falta de equipamento técnico resultavam no baixo rendimento das suas produções.
Desde que receberam formação e começaram a utilizar equipamento, produtos e fertilizantes mais adequados, “as mulheres conseguiram aumentar os seus rendimentos de cinco para oito toneladas por hectare, e a previsão para a próxima colheita é de 20 toneladas”, revelou a AFAWA através da nota.
“Após a formação, obtivemos um empréstimo de 30 milhões de francos [cerca de 42.000 euros], reinvestido para plantar mais 98 hectares de mandioca. A variedade de mandioca Yavo, que será colhida em dezembro, tem um rendimento médio previsto de 20 toneladas por hectare”, disse Brouz Jeannette Coffi Jeannette, agricultora e presidente da cooperativa “Les Moissonneurs”.
Com o empréstimo, as mulheres da cooperativa puderam “alugar um trator, trabalhar melhor o solo e respeitar os itinerários técnicos de produção”, detalhou ainda.
Em 2022, a plataforma de comércio eletrónico “BuyFromWomen” foi implementada na região de Toumodi, onde está esta cooperativa de mulheres que passaram a ter melhor acesso aos mercados locais e mais vendas da sua produção a preços vantajosos, em comparação com outros mercados.
A “BuyFromWomen” dá às líderes das cooperativas de mulheres agricultoras formação sobre empreendedorismo, alfabetização, gestão cooperativa e as competências essenciais para utilizar a plataforma digital, e estas, por sua vez, formaram as restantes membros.
“As cooperativas são um segmento importante das pequenas e médias empresas (PME) femininas e quando são formais e estruturadas, como é o caso da ‘Les Moissonneurs’, podem angariar mais financiamento, aumentar significativamente a sua produção e aceder a mercados maiores”, salientou Esther Dassanou, gestora de programas da AFAWA no BAD.
Graças ao projecto “BuyFromWomen”, a cooperativa “Les Moissonneurs” duplicou a sua produção, triplicou o volume de negócios anual e, no ano passado, conseguiu assinar o primeiro contrato para vender toda a sua cultura de mandioca a uma fábrica de transformação.